Mídia kit


lugares de memória
Um blog de viagens que dá ideias, desperta desejos e faz você viajar sem sair de casa.
  

                                        Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – RBBV                 

            Apresentação:

O blog – (uma proposta diferenciada):

O blog lugares de memória nasceu da constatação de que existem lugares especiais que pouca gente conhece e aspectos interessantes de destinos conhecidos que ainda são pouco explorados.
A ideia inicial foi, então, atuar nesses dois nichos. Mas, antes mesmo do blog ir ao ar, surgiram outras duas vertentes que foram anexadas ao projeto original: os patrimônios imateriais, como Kolans, na Índia, ou Literatura de Cordel, no Brasil; e os projetos comunitários, como o Barefoot College, que podem interessar a viajantes em busca de experiências bem sucedidas na área sócio-cultural.
Em sintonia com a peculiaridade dos temas ou de sua abordagem, o lugares de memória procura explorar mais os aspectos culturais e/ou históricos de cada lugar do que a descrição de atrações turísticas ou a prestação de serviços – o que já é feito com bastante competência por inúmeros outros blogs.
A autora (experiência em jornalismo e em viagens):

O lugares de memória é escrito pela jornalista Sylvia Leite e ilustrado com imagens próprias ou de outros fotógrafos. Quando foi criado, em abril de 2018, sua autora já havia visitado 20 países e trabalhado mais de 20 anos como repórter e/ou editora em jornais, revistas e emissoras de televisão. Além disso, acumulava formação acadêmica em áreas como Jornalismo, Letras e Filosofia e atuava há mais de 10 anos na produção de conteúdo para várias mídias, inclusive sites e blogs. A conjunção de todas essas experiências propicia a elaboração de matérias que, por um por um lado, oferecem clareza e concisão, e, por outro, auxiliam o viajante a apurar o olhar, buscando detalhes e ângulos não revelados, capazes de ajudá-los a entender e aproveitar melhor os lugares que visitam. 

Informações sobre o blog:
Periodicidade e abrangência:
A periodicidade do lugares de memória é semanal e as postagens são feitas às quintas-feiras. Até o momento (10/2019), as mais de 80 matérias discorreram sobre cidades, povoados, museus, projetos comunitários ou patrimônios imateriais do Brasil e de 16 outros países da Ásia, Europa e Américas.  

Perfil dos leitores:
O lugares de memória tem a vantagem de atrair não apenas interessados em viagens, mas também aqueles que, inicialmente, desejam apenas informar-se sobre o que existe de mais especial pelo mundo afora. Nesse sentido, constitui um eficiente veículo de conversão pois muitos acabam deixando-se seduzir pelos destinos retratados nas matérias e desejando visitá-los.
Entre os que já viajam, o blog atinge principalmente um público interessado em destinos que estejam fora dos circuitos já consolidados. Vem sendo procurado, ainda, por aqueles que consultam os blogs convencionais para a elaboração de roteiros e obtenção de dicas, mas também desejam complementar seus conhecimentos prévios dos lugares que irão visitar com uma abordagem mais voltada para os aspectos cultural, histórico e/ou social.

Comentários postados no blog:

Ofélia Onias – jornalista
Adorei o blog. Em um só espaço temos memória, história, cultura e arte. Uma abordagem diferenciada do que estamos acostumadas a ver nos blogs tradicionais.”

Izabel Marini – consultora em tecnologia
 “Oi Sylvia, conheço o lugar e você ofereceu uma outra perspectiva ao falar, por exemplo, das origens da construção e da humanidade que norteou Casapueblo...


Jane Alves – professora universitária /UFMG
“Que maravilha, Sylvia! Gostaria de ter lido essas bem elaboradas informações antes da visita a Alhambra. Teria prestado mais atenção a cada detalhe, aproveitado melhor desse lugar tão especial...”

Regina Célia de Oliveira – psicóloga
“Nunca tinha ouvido falar de semelhantes construções. Que maravilha. Lugares de memória é um alento de energia positiva.”

Eucir de Souza – ator
“Que lindo esse lugar!!! Quero ir lá, ver e ouvir esse samba de perto!!! Obrigado por compartilhar!! Lindo texto! Lindas fotos.”

Sônia Pedrosa Cury – Jornalista e autora do blog “Existe um lugar no mundo”
“... muito bom saber mais sobre Murano! Com história, a visita se torna melhor, sem dúvida! parabéns!”
 (comentários postados no blog – continua ...)

Lúcia Almeida – jornalista
“Belíssima matéria, praticamente uma aula, deu vontade de conhecer mais sobre essa arte maravilhosa. Parabéns, Sylvia, conteúdos maravilhosos no blog, desde a escolha dos temas até o cuidado com o texto...”

Andréa Pinto – médica
“...Mais um lugar que fiquei querendo conhecer através de sua linda matéria!! Li Sagarana no ginásio, ameiii, mas não sabia desse vilarejo vindo de fazendas após reforma agrária. Amei saber, fiquei muito curiosa para conhecer. Parabéns!!”

Val Catanhede – psicóloga
Quanta beleza em seu relato, Sylvia! Já tinha ouvido de amigos comentários elogiosos sobre Cartagena, mas seu texto com detalhes da vida do Gabo por lá reacendeu o desejo de conhecer a cidade.

Maria Helena – dona de casa
“Bem interessante, lugar de meninas, mulheres, habilidosas e inteligentes. Grande sabedoria. Gostei do comentário sobre a internet. Bem colocado. Parabéns, você é uma mulher como elas, cada dia procura nos passar conhecimentos maravilhosos.”

Menalton Braff – escritor
 “Oi, Sylvia, de corpo presente, sentindo a brisa do lugar, os cheiros e a presença do Mário, emocionado ao sentar na beira da banheira onde ele escreveu o fabuloso Macunaíma, jamais poderia imaginar que uma experiência tão física e ao mesmo tempo tão intelectual pudesse transformar-se, com suas mãos de fada, numa matéria bela tanto quanto inteligente. E que venham outras, Sylvia, que a nossa cultura, tão maltratada está mesmo a precisar...”