Alhambra: um império dos sentidos

Tempo de Leitura: 3 minutos

Atualizado em 02/10/2023 por Sylvia Leite

Vista externa de Alhambra - Foto Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMORIAO conjunto de palácios medievais construído pelos mouros em Granada, Sul da Espanha, foi batizado como La Alhambra, ou A vermelha, por causa de sua aparência exterior fortificada, com tijolos aparentes. Mas para surpresa dos visitantes, à medida que se alcança o interior dos palácios, a austeridade inicial vai se transformando em delicadeza.

Ao lado dos rústicos tijolos, surgem complexos mosaicos coloridos e painéis de gesso em baixo relevo. Os tetos, abobadados, reproduzem mapas celestes ou lembram a forma das estalactites. Fontes e espelhos d’água compõem coreografias carregadas de poesia e significado. Tudo ali parece ter sidoJardim interno do Palácio dos Arrayanes - Foto Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMORIA planejado para agradar aos sentidos e, por meio deles, nos transportar a outros mundos.

Os artistas de Alhambra eram impedidos, por princípio religioso, de utilizar imagens humanas ou de animais, o que os levou a aperfeiçoarem-se na geometria1 e a conseguirem, com ela, resultados surpreendentes. Espaços projetados com base na proporção áurea ocasionam uma sensação de plenitude comparável à que experimentamos nas catedrais. Padrões coloridos impressos em paredes e tetos reproduzem etapas simbólicas da criação do universo e sua organização espacial. Motivos exaustivamente repetidos criam uma espécie de monotonia que induz à meditação.

Vista interna da cúpula em Alhambra - Foto Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMORIA

A luz e a água transformam ambientes

Para enriquecer sua arte, os artistas procuraram beneficiar-se da luminosidade meridional, que realça a beleza da construção e faz com que o aspecto de cada arco, canteiro ou relevo mude conforme a posição e intensidade do sol. Quem visita Alhambra à noite pode não reconhecê-la como o mesmo lugar que foi visto durante o dia.

A luz amplia seu alcance ao estabelecer uma espécie de parceria com os espelhos d’água. Grandes ou pequenos, internos ou externos, eles propiciam uma brincadeira de esconde-esconde, emAzulejos e cadeiras no Pátio dos Arayanes - Foto Pixabay - Blog Lugares de Memória que é preciso descobrir o ângulo ideal para ver refletida cada imagem. Alguns desses ângulos mostram-se facilmente, como as fachadas do Pátio dos Arrayanes (foto acima) que são percebidas, sem dificuldade, no espelho d’água. Mas na sala dos Abencerrajes, por exemplo, é preciso abaixar-se quase até o chão para ver refletidas, na água da fonte interna, as arcadas que rodeiam o pátio do lado de fora.

A água, aliás, é um dos elementos mais marcantes de Alhambra. O jogo de ruídos e silêncios de suas fontes já inspirou poetas e contistas. O som varia em função do número, altura, espessura e posição das saídas de água. Algumas delas funcionam em silêncio total. Segundo estudiosos da filosofia muçulmana, tudo isso obedece a uma lógica secreta, Fontes no Generalife - Foto Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMORIAinspirada no simbolismo e no conhecimento esotérico do Sufismo – o braço místico do Islã. Há quem diga, até, que as fontes instaladas ali funcionam como emissores e receptores de energia.

Além do espetáculo visual e sonoro, a água, em Alhambra, tem uma função térmica. Quem visita os palácios no verão experimenta uma sensação de frescor, enquanto a temperatura do lado de fora passa dos quarenta graus. Outro agente do milagre térmico é a quantidade de árvores, plantas e flores espalhados pelos pátios dos palácios.

A descoberta de Alhambra pode durar algumas horas ou alguns dias. Isso vai depender da curiosidade de cada um e do aprofundamento da visita.2

Notas

Alhambra – Conjunto Monumental de Alhambra y Generalife – Granada – Andaluzia – Espanha – Europa

Texto

Fotos

  • Pixabay - Licença CC0

Referências

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
51 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Unknown
5 anos atrás

Viajei até lá através da descrição e das fotos. Deslumbrante!

Elizete Cordeiro de Miranda
5 anos atrás

Que lembrança mais linda. Me fez relembrar cada cantinho desses que foram citados. Me deu muitas saudades. Trouxe uma memória muito boa. Obrigada

Thais Helena
5 anos atrás

Lindezas do mundo, do sagrado, do humano demasiadamente humano (talvez?!). Lindo lindo recordar esse lugar tão especial!

Neilton Santana
Neilton Santana
5 anos atrás

Realmente Granada é digna de se visitar, todo o conjunto de palácios de arquitetura Moura é extremamente envolvente. Uma boa recordação. Parabéns mais uma vez. Neilton Santana

Virginia Finzetto
5 anos atrás

incrível descrição desse paraíso terrestre. adorei!

R Leandro
5 anos atrás

Cada um melhor que outro, compartilhei na minha página do Facebook… Sem dúvida, Alhambra é um dos lugares mais impressionantes que eu já visitei… Gratidão aos árabes sábios por terem nos mostrado o melhor da sua cultura.

Patrícia Cicarelli
5 anos atrás

Syl,parabéns mais uma vez pelo post. Alhambra é para mim uma das maravilhas do mundo. Mal posso esperar para reencontrá-la.
Beijos

Nairson Socorro
5 anos atrás

Parabéns Silvia! mais uma aula.

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

Lindo texto! Dá muita vontade decir à Alhambra. Obrigada

Sheila Trope
Sheila Trope
5 anos atrás

Deu vontade de visitar novamente! Só conheço por fora quando fui a Granada em 2000. Amei! Bju

Unknown
5 anos atrás

Vai entrar no meu próximo roteiro de viagem!
Gostando muito do blog!

Marly Reyes Ribeiro
Marly Reyes Ribeiro
5 anos atrás

Lendo seu texto me transportei para Alhambra…lembrei dessa sensação de frescor e de deslumbramento que ela me proporcionou desde a primeira vez que lá estive… Adorei, Sylvia…muito bom!!! Gostei muito!!! Marly Reyes Ribeiro

Anonimo
5 anos atrás

Me deu vontade de voltar a Espanha, especialmente Andaluzia.
Augusta Leite

Unknown
5 anos atrás

Oi Sylvinha, lugar lindo no qual me emocionei!!!

angelica
5 anos atrás

Lugar maravilhoso! Um dia ainda vou conhecer. Obrigada por compartilhar!

Joaqum de calasans
Joaqum de calasans
5 anos atrás

Excelente matéria. Obrigado por ter-me compartilhado esse brilhante conhecimento. Parabéns!

Unknown
5 anos atrás

Delicioso ler seu blog.

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

Conheci Alhambra em 1990, fiquei encantada e agora vc descreveu tão bem, parabéns pelo blog!
Helena Tavares

Jane Alves
5 anos atrás

Que maravilha, Sylvinha! Gostaria de ter lido essas bem elaboradas informações antes da visita a Alhambra. Teria prestado mais atenção a cada detalhe, aproveitado melhor desse lugar tão especial. Senti-me de novo caminhando emocionada em meio aos jardins, fontes e toda aquela riqueza artística ali concentrada.

Mairim
3 anos atrás

Post fantástico. Alhambra um imperio dos sentidos é um lugar incrível que está na lista de lugares a serem visitados o quanto antes. adorei saber mais pelo seu blog 🙂

Angela Beatriz Camara Martins
3 anos atrás

Que incrível esses palácios mediáveis! Uma festa para os sentidos. Fiquei com vontade de conhecer Alhambra. Adorei o post!

cleonicein
3 anos atrás

Ahhh Alhambra, que lugar encantador, adorei saber mais sobre a historia das geometrias, se ja soubesse teria prestado mais atencao nos detalhes na minha visita.

nathalia
nathalia
3 anos atrás

Sylvia que postagem linda! eu adorei conhecer mais sobre a história das geometrias, concordo com você, alhambra é um império dos sentidos mesmo

Fabíola Moura
3 anos atrás

Sensibilidade e percepção apurada nesse olhar sobre La Alhambra. Muita beleza e detalhes incríveis nos palácios medievais, deu vontade de conhecer de perto esse império dos sentidos.

Luiz Henrique Romano
Luiz Henrique Romano
2 anos atrás

Estive aí em 2003 ,conheci a lenda de LindaJara,mas ninguém fala dela

Sonia Maria Pedrosa Silva Cury
10 meses atrás

Syvinha, por alguns momentos, me senti em Alhambra, observando toda essa beleza, sentindo o frescor que água proporciona. Que delícia! Obrigada pela viagem!

Cynara Vianna
10 meses atrás

A Espanha sempre está em nossos roteiros, temos uma filha que mora em Madrid, então vai e em estamos por lá e aproveitamos para conhecer outras cidades. Granada está nos planos para a próxima e claro que Alhambra estará incluída. Sempre tive muita vontade de conhecer e depois de ler esses detalhes fiquei ainda mais ansiosa para conhecer.