Redenção: lugar de integração afro-brasileira

Tempo de Leitura: 7 minutos

Atualizado em 06/04/2022 por Sylvia Leite

BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Matéria Redenção - Foto Sylvia LeiteO atual município de Redenção, no interior do Ceará, foi o primeiro no país a abolir oficialmente a escravatura, cerca de cinco anos antes da decretação da Lei Áurea. Apenas isso já seria suficiente para despertar alguma curiosidade sobre o lugar, mas foi também ali que se instalou, em 2010, a Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) – um centro educacional público e federal voltado para a cooperação internacional solidária com os países de língua Portuguesa, especialmente os africanos (conhecidos como PALOP) visando, entre outros objetivos, uma reparação histórica.

BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Matéria Redenção - Foto Sylvia LeiteDesde a chegada da Unilab, a pequena cidade – que na época tinha pouco mais de 26 mil habitantes1 – recebe anualmente estudantes de diversos estados brasileiros e de países africanos como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe e os asiáticos Timor Leste e Macau. Os novos moradores, nos quais se incluem, também, grande parte dos professores da Universidade, são agentes de mudanças que vão desde o aquecimento do comércio e do mercado imobiliário até o aumento da escolaridade na região, a busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e novos entendimentos dos fatos históricos.

Unilab: integração e sustentabilidadeBLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Matéria Redenção - Foto Sylvia Leite

Por ser uma instituição comprometida com essa integração internacional, a Unilab está voltada para a formação de profissionais e cidadãos capazes de atender às necessidades e interesses mútuos dos países envolvidos, priorizando cursos nas áreas de desenvolvimento agrário, processos de gestão e saúde pública, engenharia e licenciaturas.

O ensino das diversas especialidades têm como principal foco a busca de soluções inovadoras e sustentáveis. No Campus das Auroras,- um dos três que compõem a Unilab em Redenção1 -, esse compromisso está representado pela escultura Árvore Solar – símbolo do Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estretégico de P&D que foi selecionado em uma chamada pública da Aneel e é responsável por uma economia de energia elétrica de 640 MWh/ano.

BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Matéria Redenção - Foto Sylvia LeiteA Árvore Solar tem 11 metros de altura e 10 painéis fotovoltaicos instalados em suas folhas. Foi construída com o propósito de divulgar o projeto, aguçando a curiosidade e disseminando o conceito de energia limpa e sustentável, mas também contribui para o fornecimento de energia e serve como minilaboratório aos estudantes do curso de engenharia de energias.

Além do foco no desenvolvimento sustentável e nos interesses mútuos dos países de língua portuguesa, a Unilab tem uma preocupação permanente com as questões sociais, especialmente o preconceito racial e a interpretação da escravatura e da Abolição no Brasil. Esses temas estão no foco de inúmeras pesquisas cujos resultados têm provocado intensos debates, não apenas sobre os acontecimentos históricos do Ceará, mas também sobre a maneira como os negros, africanos ou não, são tratados pela sociedade.

BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Matéria Redenção - Foto Sylvia LeiteEm uma dessas pesquisas, por exemplo, constatou-se que pelo menos parte dos moradores de Redenção mantêm uma visão preconceituosa em relação aos estudantes africanos e a seus países de origem. Até mesmo funcionários da Unilab, segundo esse levantamento, tratariam de modo diferente estudantes brasileiros e africanos – o que parece surpreendente para uma cidade que demonstra orgulhar-se de ter se antecipado à Lei Áurea.

Redenção: entre a história e suas versões

A libertação dos escravizados na região ocorreu em janeiro de 1883, quando Redenção ainda fazia parte da Vila de Acarape – hoje município vizinho – que pertencia à província de Baturité. Pouco mais de um ano depois, foi a vez doBLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Matéria Redenção - Foto Sylvia Leite estado fazer a sua parte. Assim, não só Redenção, mas todo o Ceará, anteciparam-se à Lei Áurea, de 1888 e, mais que isso, antecederam também a Lei do Sexagenário – que libertou, em 1885, os escravizados com mais de 60 anos.

Dois fatos ainda mais antigos reforçam a posição do Ceará na vanguarda da abolição e o primeiro é anterior até mesmo à Lei do Ventre Livre, de 1871: consta que, em 1850, o deputado cearense Silva Guimarães teria feito a primeira tentativa de libertar os negros recém-nascidos, ao apresentar um projeto com esse teor na Câmara Federal. O segundo fato seria uma espécie de detonador do movimento que resultou nos acontecimentos de Redenção: no comecinho de 1881, um grupo de jangadeiros liderados por Francisco José Nascimento, conhecido como Chico da Matilde e posteriormente como o Dragão do Mar, decidiu parar o transporte de escravizados no porto de Fortaleza.

 Polêmico monumento Negra Nua -Foto de Sylvia Leite -BLOG LUGARES DE MEMÓRIA Esses acontecimentos fizeram com que o Ceará fosse considerado a Terra da Luz e com que Redenção criasse uma identidade que confunde a história da abolição com sua própria história, como atestam o nome do município e os monumentos espalhados pela cidade.

Em cada praça, encontra-se uma referência à libertação dos escravizados. Até uma loja maçônica tem nome alusivo à Abolição. Mas estudos realizados na Unilab, e também por pesquisadores de outras instituições, indicam que os símbolos utilizados ali refletem uma visão unilateral de quem continua enxergando os negros em condição subalterna e sua liberdade como fruto da benevolência de brancos.

O monumento mais criticado por essa corrente é o painel da Negra Nua, ironicamente localizado em frente a um dos campi da Unilab, em Redenção. Objeto de inúmeras formas de protesto, o monumento acabou se transformando em um catalisador de discussões em torno das questões raciais e abolicionistas. Até sua posição geográfica reafirma essa condição de pivô das divergências pois o painel encontra-se na entrada da cidade, no canteiro central de uma avenida que tem, de um lado, um campus da Unilab – com o olhar para o futuro e um discurso libertário – e, do outro, o Museu Senzala Negro Liberto, que é visto com reserva por pelo menos uma parte dos pesquisadores.Museu Senzala do Negro Liberto - Foto de Sylvia Leite -BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

O Museu Senzala do Negro Liberto

Para quem visita Redenção, seja qual for a posição que tome nesse debate – aqui mencionado apenas superficialmente – é praticamente impossível não conhecer o monumento e o museu. O primeiro porque se impõe implacavelmente na entrada da cidade, o segundo por ser o maior conjunto de memórias existente na região.

Instalado em um antigo engenho, onde hoje funciona uma fábrica de cachaça, o museu é dividido em três partes: o engenho, a casa grande e a senzala. Além de antigas máquinas de moagem de cana e documentos históricos referentes à produção açucareira e à compra, venda e libertação dos escravizados, o Museu Senzala do negro Liberto - Foto de Sylvia Leite -BLOG LUGARES DE MEMÓRIA museu reúne fotos, utensílios domésticos e instrumentos de tortura.

O porão onde teria funcionado a senzala impressiona pelo realismo, embora pesquisadores indiquem a inexistência de provas de que ali tenha funcionado realmente uma senzala. Compartimentos insalubres, escuros e povoados por morcegos de verdade (embora inofensivos) abrigam reconstituições de algemas, troncos e outros instrumentos utilizadas pelos feitores para prender e castigar os mais rebeldes.

Logo na entrada, um compartimento elevado cujo pé direito diminui à medida em que se avança até o fundo, exibia aos recém-chegados a condição a que seriam expostos caso não obedecessem as regras. Quanto maior a desobediência, mais fundo o escravizados era colocado no local de castigo e menor era o espaço que tinha para se movimentar.

Museu Senzala do negro Liberto - Foto de Sylvia Leite -BLOG LUGARES DE MEMÓRIA A limitação de movimentos também era o tema de outro castigo, talvez o pior de todos. Os escravizados que cometiam ações consideradas muito graves eram trancados em uma espécie de armário e ali ficavam por horas, ou até dias, sem água nem alimentos e sem qualquer possibilidade de movimentar-se. A maioria não resistia.

A visita só não traz mais realismo porque, em alguns cômodos, foram pintadas imagens de negros, o que reforça o caráter de reconstituição dos espaços.

Corredor da Unilab - Foto de Sylvia Leite -BLOG LUGARES DE MEMÓRIA Caso se vá a Redenção em um dia útil, vale também uma visita ao Museu Histórico e Memorial da Liberdade, mantido pela Prefeitura e aberto somente de segunda a sexta. É imprescindível, também, conhecer pelo menos um dos campus da Unilab, de preferência o de Redenção onde se pode sentir o clima de integração entre nações e observar coloridos painéis com temas raciais; ou o das Auroras, para conhecer a Árvore Solar.23

Notas

  • 1 Além dos campi localcalizados em Rendenção e no município vizinho de Acarape - Campus da Liberdade (Redenção), Campus das Auroras (Entre Redenção e Acarape) e Campus dos Palmares (Acarape) -, a Unilab tem uma unidade em São Francisco do Conde - Bahia, o município brasileiro com maior percentual de negros - mais de 90% declarados em censo, segundo dados da própria universidade.

Redenção – Ceará – Brasil – América do Sul

Texto

Fotos

  • Lúcia Simões
  • Márcia Alves
  • Sylvia Leite

Colaboração

  • Dayane Moreira, aluna da Unilab

Referências

  • Site da Unilab
  • Texto acadêmico: Relações raciais, identidades étnicas, gênero e autobiografias: o cotidiano dos estudantes africanos e brasileiros na Unilab/CE (PDF)
  • Texto acadêmico: O Espetáculo da Abolição - A Negra Nua (PDF)
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
22 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Virginia Finzetto
4 anos atrás

Que super matéria. Parabéns, Sylvia. Aqui a gente viaja aos lugares e no tempo.

BETANIA
4 anos atrás

Maravilhoso

consul
4 anos atrás

Muito bom, ja fui varias vezes ao Ceará entretanto nunca fui a Redenção, após sua materia com certeza darei uma ida ate este município

sonia pedrosa cury
4 anos atrás

Maravilha, Sylvinha! Texto maravilhoso para descrever o que o Ceará tem de bom!

Margareth
4 anos atrás

Esse é um verdadeiro "lugar de memória", memória essa que jamais pode se perder. Um lugar sustentável, de integração, de aprendizado de coisas que podemos fazer e de outras que jamais devemos repetir.

Val Cantanhede
4 anos atrás

Excelente matéria, Sylvinha!
Que essa integração entre povos prospere e que a Unilab se firme como instituição promotora de uma necessária consciência socioambiental, imprescindível nestes tempos sombrios!
Abraços

Unknown
4 anos atrás

Muito legal! Adorei.

LeoSV
3 anos atrás

Ler seus artigos é sempre conhecer mais sobre o nosso Brasil. Não sabia dessa questão da abolição ter acontecido antes em Redenção. O Museu do Senzala do Negro Liberto despertou muito meu interesse. A quanto tempo de Fortaleza fica a cidade?

Deyse
Deyse
3 anos atrás

Muito interessante a cidade de Redenção no Ceará, eu não a conhecia até ler seu texto! Realmente, é um lugar de integração afro-brasileira e isso é muito bacana. Vou adorar conhecer o museu e mergulhar na história local e no contexto da escravidão e abolição. Quero muito conhecer, espero que seja breve.

Nathalia geromel
Nathalia geromel
3 anos atrás

Sylvia, que bacana a sua postagem! Eu realmente não tinha conhecimento sobre o assunto e acho super bacana essa integração afro.
Gostei do museu do Senzala do Negro Liberto, quero visitá-lo

Angela Beatriz Camara Martins
3 anos atrás

Sempre aprendendo com seu blog! Não conhecia Redenção. Adorei sobre esse esse de integração afro-brasileira. Ótimo post

Van
3 anos atrás

Nunca tinha ouvido falar em Redenção! Essa materia ficou super completa, com certeza um lugar cheio de histórias.