Piriápolis: um balneário de inspiração alquímica

Tempo de Leitura: 7 minutos

Atualizado em 25/02/2022 por Sylvia Leite

Monumento em Piriápolis - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAÉ difícil imaginar que um homem sozinho tenha sido capaz de erguer uma cidade, a partir do nada, com seus próprios recursos materiais. A surpresa aumenta quando sabemos que Francisco Piria, o autor da façanha, viveu no século 19, quando os sistemas de comunicação e transporte ainda eram muito precários. E o mais instigante: ele teria planejado e executado sua obra – a cidade de Piriápolis – tomando por base o simbolismo alquímico.

Piriápolis, como foi batizada em homenagem a seu fundador, é considerada uma cidade talismã por estudiosos de Alquimia. Desde o seu traçado até a estrutura e decoração de alguns prédios estão repletos de referências a essa prática ancestral, que tem como um de seus princípios básicos a equivalência e o equilíbrio entre as realidades celestes e terrestres.

Antecipando a Era de Aquário

De acordo com estudiosos, o simbolismo geral de Piriápolis está ligado à Era de Aquário – um intervalo de aproximadamente dois mil anos no qual, segundo acreditam, o ser Argentina Hotel - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAhumano conseguirá harmonizar as instancias material e espiritual. Há divergências sobre o seu início: para uns, já estamos nessa era desde a década de 1960, para outros, isso só ocorreu na virada do século e ainda há outros para quem seu início se dará por volta do ano 2.600.

Antecipando-se pelo menos um século a todas essas datas, Piria teria tomado a Era de Aquário como tema central de sua obra. A expressão mais clara dessa escolha seria o projeto arquitetônico de um dos hotéis construídos por ele (o Argentino Hotel) que, visto de cima, tem a forma da letra “H”. Coincidência ou não, esse é o traçado básico da representação de Urano, o planeta que rege o signo de Aquário.

Vitral do Argentina Hotel - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIANa decoração do hotel há inúmeras outras referências. A mais significativa delas talvez esteja no vitral localizado na ecada principal do hotel, onde se vêem dois golfinhos estilizados sobre uma fonte. A mensagem implícita na imagem seria a de que assim como o golfinho, por ser um mamífero, precisa subir à superfície para respirar, o ser humano também precisa periodicamente subir ao plano espiritual para ter acesso à sua essência e, com isso, manter o equilíbrio entre suas instâncias visíveis e invisíveis.

Escultura de leão alado no Argentina Hotel - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAA dualidade da vida aparece ainda na entrada do hotel, nas esculturas de grifos – figuras mitológicas que simbolizam um embate entre o leão, de energia material e terrena, com a águia, de energia espiritual e celeste, que acabam fundindo-se de maneira harmônica no leão alado.

Circuito alquímico de Piriápolis

O simbolismo aquariano também estaria presente no posicionamento dos marcos que determinam os pontos energéticos da cidade: a fonte do touro, a fonte de Vênus, o cerro de Santo Antônio, a Catedral e o Castelo de Piria. Ao traçarmos uma linha ligando os cinco locais, obteríamos uma forma semelhante à da constelação de Aquário.

Cada um desses pontos de Piriápolis teria um significado especial. A fonte do touro, por exemplo, representaria a primeira etapa do processo alquímico, quando se extrai a água da pedra. Mas há também uma lenda segundo a qual um touro moribundo recuperou-se ao beber a água dessa fonte e essa seria a razão do monumento.

Um dos pontos mais impressionantes do circuito é a Catedral de Piria, que nunca foi aceita pela Cúria por conter várias referências alquímicas. Conta-se que foi usada por ele para fins não rituais, mas agora encontra-se em ruínas. Segundo anotações do próprio Píria, a catedral teria sido posicionada de tal forma que no equinócio de primavera um raio de sol atravessaria o vidro de sua roseta frontal e iluminaria um ponto específico do altar. Nesse ponto iluminado seria deixada a substância que possibilita as transmutações alquímicas.

O castelo onde Piria viveu até morrer é outro local repleto de referências. Ali encontram-se quadros, móveis e parte dos instrumentos que teriam sido usados por ele em seu laboratório alquímico. Entre os elementos de maior destaque está uma porta que não leva a parte alguma. Sua função era lembrar às pessoas, e ao próprio Piria, que a entrada para para outros mundos encontra-se neste mundo, mas para enxergá-la é preciso estar atento.

A Fonte de Vênus em Piriápolis -Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAO local exibe também testemunhos de outros aspectos desse homem visionário, que cultivava muitas paixões além da alquimia. Uma delas era o socialismo, como fica claro em um dos cômodos do castelo, onde há uma foto de Lênin na parede, lado a lado com a sua; e no livro “El socialismo triunfante – Lo que será mi país dentro de 200 años”, escrito pelo próprio Piria em 1898.

Um projeto que parecia inviável

Piriápolis não foi o nome dado por Piria ao balneário que fundou. Há relatos de pelo menos duas outras denominações: “Cidade del porvenir”, em função da ideia futurista que ele tentou vincular ao empreendimento, e Heliópolis, um nome de inspiração alquímica que faz referência à equivalência analógica entre o sol e o ouro. Acabou vencendo um nome que inicialmente não passava de apelido irônico pelo qual jornalistas referiam-se ao projeto do balneário, que lhes parecia algo irrealizável.

Monumento em Piriápolis -Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAA fundação dessa lendária cidade pode ser melhor compreendida se antes explorarmos um pouco a história de seu criador, um uruguaio de nascimento que aos seis anos foi enviado à cidade italiana de Diano Marina, próxima a Gênova, onde seria educado sob a orientação de um tio Jesuíta. Acredita-se que a ligação com a Alquimia tenha surgido dessa relação com o tio, pois sabe-se que os Jesuítas herdaram os conhecimentos dos Templários, entre os quais encontravam-se as operações alquímicas.

Piria voltou ao Uruguai aos 13 anos e após uma experiência militar começou a trabalhar como leiloeiro no Mercado Velho, em Montevidéu. Depois de um incêndio que destruiu o mercado, passou a negociar com roupas e nessa épocaTorre de catedral construída por Píria - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA começou a demonstrar uma impressionante criatividade publicitária. Sua primeira grande esperteza teria sido uma coincidência de nomes.

Conta-se que nas últimas décadas do século 19, surgiram na capital uruguaia os primeiros fuzis da marca Remington para atender uma população em constante conflito pelo domínio do país. Aproveitando a situação, Piria teria criado uma espécie de capa comprida que batizou com o nome do fabricante de armas. Para atrair compradores, imprimiu um panfleto com o seguinte texto: “todos os orientais1 devem ir encontrar seu Remington”, com o endereço da loja logo abaixo. Ao chegar ao local indicado, em vez de fuzis os clientes encontravam as capas a baixos preços e acabavam comprando. Esse recurso teria proporcionado a venda de aproximadamente 5.000 capas.

Depois das roupas vieram os terrenos, que Piria vendia em dezenas de prestações, possibilitando sua aquisição por trabalhadores. As terras à venda eram localizadas nos arredores de montevidéu e, para seduzir os compradores, ele organizava visitas aos locais com transporte grátis e os recebia com espetáculos e coquetéis, prática bastante difundida hoje em dia mas inteiramente nova para a sociedade uruguaia do século 19.

Castelo de Piria - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAAo final de vinte anos, ele tinha criado cerca de 350 bairros em Montevidéu e vendido 175 mil terrenos. A fortuna que conseguiu acumular era suficiente para sustentar sua família por muitas gerações. Mas em vez de usufruir dessa condição, preferiu lançar-se em outro desafio: a construção de um balneário nos moldes dos que acabara de conhecer na Europa.

Para concretizar o seu sonho, Piria adquiriu 2.700 hectares de terras no departamento de Maldonado, próximo ao local onde hoje se encontra Punta del Este. Loteou a área, construiu hotéis e até uma linha férrea para possibilitar o transporte da nova cidade até a vizinha mais próxima. A ideia era construir uma cidade autônoma que vivesse do turismo.Foto de Lenin ao ao lado da foto de Píria em seu castelo - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

O Argentina Hotel, como o próprio nome sugere, foi criado para atrair os vizinhos argentinos e tornou-se, naquele momento, o maior e mais luxuoso da América Latina. Para se ter uma ideia da grandiosidade do investimento, o estoque de louça personalizada encomendada por Piria na época da construção do hotel para garantir a reposição de peças quebradas nunca precisou ser renovado e, segundo informações do próprio hotel, a quantidade remanescente é capaz de atender a demanda futura por muitos anos.

Piria foi um homem polêmico, amado por muitos e odiado por outros tantos. Se dizia socialista, mas era tido por muita gente como conservador. Não se sabe ao certo se foi um alquimista ou se apenas admirava o simbolismo alquímico. Talvez por todas essas incertezas mas, principalmente, pelo que conseguiu concretizar, vale a pena conhecer a sua cidade.2

Notas

Piriápolis – Maldonado – Uruguai – América do Sul

Texto

Fotos

  • Sylvia Leite

Referências

  • Livro: "El socialismo triunfante - Lo que será mi país dentro de 200 años", de Francisco Piria.

Para realizar esta matéria, o blog lugares de memória contou com a importante colaboração

  • 1- Da jornalista Inês Bagnasco, que me levou em seu carro para conhecer Piriápolis e me contou tudo que sabia sobre o balneário e seu fundador.
  • 2- Do jornalista uruguaio e presidente da CIPETUR, Roque Baldeán, que me apresentou a Inês para que fizéssemos a viagem.
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
56 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Virginia Finzetto
5 anos atrás

Sensacional. Estive de passagem por essa cidade. Eu mal sabia que, além da beleza, ela guardava tantos mistérios. beijos

Elizete Cordeiro de Miranda
5 anos atrás

Mais uma história sensacional! Adorei

Unknown
5 anos atrás

Bravo!

Regina Célia de Oliveira
5 anos atrás

Que ótima história!

Regina Célia de Oliveira
5 anos atrás

Bela história!

Val Cantanhede
5 anos atrás

Que instigantes esse lugar e seu fundador! E vc nos conduz a viagens fascinantes, sempre descobrindo fatos, locais e pessoas muito especiais.
Quando voltar ao Uruguai irei conhecer Pirápolis.

Adriana Calabró Orabona
Adriana Calabró Orabona
5 anos atrás

Adorei! Parabéns!

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

Fiquei fascinada pela história de Piriápolis. Espero conhecer logo esse balneário. Val
������

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

Sempre ótimo teu blog!!! Pablo.

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

Super interessante a matéria de hoje, Lúcia Almeida.

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

��������������������estive mês passado em Piriápolis e adorei. �� Aida Carrera.

SSRICAR
5 anos atrás

Quando estive lá, a caminho de Punta, a guia nos contou muitas histórias engraçadas sobre este grande empreendedor

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

Que história incrivel! Como um Pais tao tranquilo pode ter essa efusao de paixoes. ……
Augusta Leite Campos

Sidney Menezes
5 anos atrás

Muito legal. Beijos Silvinha.

Celia
5 anos atrás

Este comentário foi removido pelo autor.

Celia
5 anos atrás

Este comentário foi removido pelo autor.

Celia
5 anos atrás

Conheci Piriápolis há cinco anos, por indicação de uma vizinha esotérica e antes de ir pesquisei muito, assisti muitos vídeos sobre a cidade e seu fundador. Já fui cinco vezes, inclusive cheguei de lá esta semana, onde fiquei dez dias e tive a oportunidade de participar de uma excursão gratuita que se chama PIRIAPOLIS MISTICO – EL HUMBRAL DEL HOMBRE, a cargo do historiador Carlos Rodriguez, que vale muito a pena para quem gosta de esoterismo e quer entender a magia da cidade! Gostei muito do seu post, pois a maioria relata apenas as belezas paisagísticas da cidade e não o significado alquímico! Parabéns!

Eduardo Lecey
4 anos atrás

Excelente matéria, muitas destas informações já era de conhecimento, mas o grande diferencial é ter as imagens e desta forma compreender ainda. Voltarei a Piriapolis e terei uma nova visão com a sua ajuda. Um fraterno abraço .'.

Nefretiti
4 anos atrás

Parabéns pela composição dos fatos! Excelente trabalho

Unknown
3 anos atrás

Conheci essa cidade e fiquei encantada, não entendi algumas coisas prq a guia falava muito rápido!!! Adorei essa matéria, parabéns

Cintia Vaz
Cintia Vaz
2 anos atrás

Bom demais conhecer sobre Piriapolis e todo esse conhecimento. Quanta espiração! O Vitral do Golfinho. Se eles que vivem na agua precisam voltar pra respirar, imagina nós. AMEI seu post!

Unknown
2 anos atrás

Que post incrível sobre Piriapolis. Adoro os seus post são incríveis e aprendo muito. Por exemplo, não conhecia nada sobre Piriapolis, fiquei encantada.

Carlos Rodriguez
Carlos Rodriguez
2 anos atrás

Só pra deixar a galera com inveja. Minha tia mora lá já fui algumas vezes. Muito bom, excelente lugar para conhecer recomendo muito.

Marcella
Marcella
1 ano atrás

Que louca a história de Piriápolis! Não sabia disso tudo quando fui à cidade. Amei seu blog, obrigada por compartilhar

Sonia Maria Pedrosa Silva Cury
1 ano atrás

É verdade, vale a pena conhecer a cidade desse visionário, desse empreendedor. A história é tão incrível… vale uma visita mais demorada para conferir esses mistérios. Ótimo texto sobre Piriápolis, Sylvinha.

Cynara Vianna
1 ano atrás

Como eu nunca tinha ouvido falar de Piriápolis? Muito interessante a história da cidade, com é bom encontrarmos textos esclarecedores como esse. Adorei.

Deyse
Deyse
1 ano atrás

Muito especial conhecer um pouco mais de Piriápolis. Quero muito conhecer este balneário de inspiração alquímica.

Angela Martins
Angela Martins
1 ano atrás

Muito interessante esse lado da alquimia em alguns projetos que você tão bem descreveu no seu post. Conheci Piriapolis através de outro enfoque. Adorei ler sobre esse outro aspecto da história.

normeide carvalho
normeide carvalho
1 ano atrás

Que cidade e história incrível é Piriapolis. Confesso que nunca tinha ouvido falar e que mais uma vez você me apresentou um destino incrível e desafiante. Quero muito conhecer.