Campos do Jordão: um lugar marcado por curiosidades

Tempo de Leitura: 6 minutos

Atualizado em 09/11/2022 por Sylvia Leite

Porttal de Campos do Jordão - Foto Governo do Estado de São Paulo via Wikimedia - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAO nome atual da cidade faz referência a um homem que tinha terras no local, o brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão. Já seu fundador foi Mateus da Costa Pinto – um fazendeiro que comprou parte dessas terras e nelas construiu uma capela, uma escola e uma venda. Tanto Jordão como Mateus eram portugueses, mas Campos do Jordão acabou conhecida como a Suíça brasileira. E essa é apenas uma das curiosidades que envolvem sua história.

A pequena vila foi fundada em 1874 e batizada como São Matheus do Imbiri por estar localizada ao lado de um ribeirão e de um pico que tinham esse nome. Cerca de duas décadas depois, passou a ser chamada de Vila Jaguaribe em homenagem a um fazendeiro que comprou terras na região. Inicialmente, era apenas mais um vilarejo sem qualquer diferencial, mas seu clima frio e seco seria responsável por importantes transformações.Casas no estilo europeu Exaimel - Foto Bigode45 na wts wikivoyage - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

O ciclo da saúde

O impulso foi dado pela criação de sanatórios para tratamento de doenças pulmonares – uma ideia do médico sanitarista Emílio Ribas, que havia passado um período na Europa estudando a tuberculose. Na época, o mundo vivia uma epidemia dessa doença, que era responsável por 70% das mortes por infecções no Brasil, e acreditava-se que o ar seco e frio das montanhas era capaz promover a cura dos problemas respiratórios, um tratamento conhecido como climatoterapia.

Foto Domínio Público - Matéria Campos do Jordão - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAPara viabilizar seu projeto, Ribas uniu-se a outro sanitarista, Victor Godinho, e juntos iniciaram a construção de uma estrada de ferro que facilitasse aos doentes a subida da serra, até então feita a pé ou em burros. Eles não tiveram fôlego para concluir a ferrovia, mas a obra foi encampada pelo governo e inaugurada em 1914. No ano seguinte, a vila seria elevada a distrito de São Bento de Sapucaí, já com seu nome definitivo: Campos do Jordão.

Durante quase cinco décadas, a cidade acolheu doentes que chegavam não apenas para os sanatórios, mantidos por instituições de caridade, mas também para casas de repouso, pensões e residências. Pessoas famosas como Monteiro Lobato e Nelson Rodrigues, teriam passado por lá. Mas, a partir dos anos 1950, o tratamento da tuberculose passou a ser feito com a penicilina surgida na década anterior, e a procura por Campos do Jordão tornou-se cada vez menor.Foto Mike Pee via Wikimedia - Matéria Campos do Jordão - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

O ciclo do turismo

Enquanto diminuía a procura pelos centros de saúde, surgia no local outra modalidade de hospedagem, desta vez voltada para o turismo. O frio e o clima seco continuavam sendo os atrativos, mas agora para descanso e lazer. Um novo zoneamento da cidade isolou os sanatórios e conta-se que alguns hotéis chegaram a colocar máquinas de raio x em sua entrada para garantir que ali não entraria nenhum tísico – nome dado aos doentes de tuberculose.

Foto Prefeitura de Campos do Jordão - Matéria Campos do Jordão - BLOG LUGARES DE MEMÓRIANo mesmo período, ou talvez um pouco antes, começaram a surgir construções em estilo europeu, o que acabou contribuindo para a imagem de Campos do Jordão como destino turístico de inverno. A utilização desse tipo de arquitetura é justificada por muitos pela necessidade de adaptar as residências ao clima da montanha ou pela chegada à região de colônias alemãs. Mas é possível que as casas feitas com madeira, tijolos aparentes e telhados triangulares tenham surgido com o objetivo de atrair turistas. Sinal disso seria o fato de muitas delas não seguirem a técnica construtiva das casas europeias de montanhas, conhecida como Enxaimel, mas apenas sua aparência.

Foto Governo do Estado de São Paulo via Wikimedia - Matéria Campos do Jordão - BLOG LUGARES DE MEMÓRIASejam quais forem as razões de seu surgimento, a arquitetura europeia de Campos do Jordão contribuiu para que a cidade recebesse, em 1957, durante um congresso de climatologia realizado em Paris, o título de Suiça Brasileira. A atmosfera europeia foi aos poucos tomando conta da cidade e ganhou reforço com a criação, em 1970, do famoso Festival de Inverno. A cidade ficou conhecida, também, por suas malharias e pela culinária serrana onde predominam pratos suíços e alemães.

Uma lenda local de Campos do Jordão

E como se não bastassem suas histórias reais, Campos do Jordão tem inúmeras lendas. A mais famosa delas, que até virou música, é a Lenda dos Três Pinheiros e gira em torno de Inácio Caetano Vieira de Carvalho, o primeiro morador das terras onde foi fundada Campos do Jordão.

Segundo se conta na cidade, Inácio Caetano era muito sovina e acabou acumulando um grande tesouro em moedas e pó de ouro. Um dia, já velho, juntou tudo o que possuía e foi até o bairro do Rancho Alegre acompanhado por um escravo. Parou diante de três pinheiros e ordenou ao escravo que cavasse um buraco no centro geométrico entre os três. Guardou o tesouro no buraco e cobriu com terra. Depois matou o escravo para não ter testemunhas.

Imagem FORETES - Matéria Campos do Jordão - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAQuando Inácio Caetano morreu, os moradores de Campos do Jordão passaram anos procurando o ouro enterrado, mas o local que antes tinha apenas três pinheiros, havia se transformado em um imenso pinheiral e era impossível descobrir o local exato. E, desde então, todas as sextas-feiras, no bairro onde o tesouro está enterrado, também chamado de Lomba Larga, o velho aparece com roupa e chapéu pretos, cavalgando em um cavalo também preto, e fazendo a seguinte pergunta: “Lomba Larga, Lomba Larga, Três Pinheiros, onde estão meus dinheiros?”

E para provar que tudo isso é verdade, quem conta essa lenda faz questão de lembrar que os três pinheiros estão registrados na bandeira de Campos do Jordão.1

Notas

Para saber mais

Campos do Jordão – Serra da Mantiqueira – São Paulo – Brasil – América do Sul

Texto

Fotos

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
9 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
sonia pedrosa cury
2 anos atrás

Eu adoro uma lenda!!! Não conhecia…
Já estive 2 vezes em Campos do Jordão e não me canso. É sempre uma experiência maravilhosa!

Maria Consuelo
2 anos atrás

Eu não conhecia a história de Campos do Jordão e gostei muito! Bastante interessantel

Sidney Jones de Santana Menezes
Sidney Jones de Santana Menezes
2 anos atrás

Saudades. Um dos locais que não se pode deixar de conhecer.

Juliana
Juliana
2 anos atrás

Eu adoro Campos do Jordão, já visitei inúmeras vezes, mas nunca tinha aprofundado as curiosidades e história do local assim. Na próxima visita, com certeza vou olhar para esses fatos que você nos trouxe.

Deyse
Deyse
1 ano atrás

Eu amo Campos do Jordão. Uma cidadezinha tão linda, tão charmosa, romântica e muito família, as atrações são maravilhosas.