Pamukkale: o lugar da cura e da beleza

Tempo de Leitura: 5 minutos

Atualizado em 11/10/2023 por Sylvia Leite

Poços em Pamukkale - Foto de LoggaWiggler em Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAA paisagem é de tirar o fôlego: piscinas arredondadas, com aparência de neve, dispostas em cascata e cheias de uma água ligeiramente leitosa que em alguns pontos assume tons de azul. A estrutura é tão branca que o lugar recebeu o nome de Pamukkale – combinação de duas palavras turcas livremente traduzidas como Castelo de Algodão. À primeira vista, trata-se apenas de uma visão fascinante, um cenário de sonho, o que não é pouco. Mas para os que conhecem sua história, esse leque se amplia com pelo menos mais uma qualidade: a de antiga estação termal, conhecida como lugar de cura.

Esse antigo spa paradisíaco, localizado na província de Denizli, na região da Anatólia, na Turquia, pertenceu, em seu auge, ao Império Romano, mas era procurado por gente de toda parte. Acreditava-se que tanto a água como a lama que se acumula no fundo das piscinas pudessem tratar desde doenças reumáticas e dermatológicas até problemas neurológicos. Já os que bebiam a água, podiam ficar livres de problemas digestivos.

A Pamukkale lendária e mitológica

As histórias, ou lendas, em torno das propriedades curativas de Pamukkale chegam a envolver personagens famosos e até sagrados. Conta-se, por exemplo, que sua água teria curado a Virgem Maria de uma enfermidade nos olhos. Conta-se, ainda, que o imperador Júlio Cesar (100 AC – 44 AC)  e a rainha egípcia Cleópatra (69 AC a 30 AC) costumavam ir ao local em busca de rejuvenescimento.Poços azuis em Pamukkale - Foto de LoggaWiggler em Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

Pamukkale também é cenário de pelo menos uma história mitológica. De acordo com essa narrativa, a cor branca de suas piscinas é resultado do encantamento que um pastor de ovelhas sentiu pela lua, que, entre os gregos tinha o nome de Selena e entre os Romanos era conhecida como Luna. Ao admirá-la, em uma certa noite, o pastor ficou perdido de amor e esqueceu-se de suas funções durante todo o dia seguinte. A falta de ordenha fez o leite das ovelhas transbordar e escorrer pelo chão, pintando tudo de branco.

Outra lenda fala do uso das águas termais para obtenção de beleza. Uma filha de lenhadores que vivia nas redondezas, sentia-se muito infeliz porque era feia. Tão feia que chamava a atenção das pessoas, causando repulsa. Por causa disso, ela preferia viver afastada de todos, passeando sozinha pelas montanhas. Em um desses passeios, ela virou o pé e caiu em uma piscina de Pamukkale. Com a queda, a moça perdeu os sentidos e permaneceu dentro da piscina. Instantes depois, foi salva por um rapaz que passava por ali e resolveu levá-la para a casa de sua família. Ao acordar, ela percebeu que todos a tratavam bem e, ao olhar-se no espelho, descobriu que tinha se tornado bonita. Como em toda história deÁGuas termais - Foto Wikimedia - Presume-se que o autor seja Mbz1 - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA
final feliz, o rapaz a pediu em casamento e foram felizes para sempre. E, como é comum entre os homens, sua história espalhou-se pela região.

As águas termais de Pamkkale

Exageros à parte, as lendas sobre as propriedades curativas de Pamukkale não deixam de ter fundamento real. A água que corre sobre a montanha de mais de 200 metros de altura é realmente termal, ou seja: além de naturalmente aquecida, contém sais minerais que possuem efeitos terapêuticos.

E o mais surpreendente é que a mesma composição calcárea que está por trás das propriedades curativas da água e da lama – o hidrocarboneto de cálcio –  dá origem ao travertino – a pedra cor de neve que se forma sobre a montanha como uma espécie de manto branco.

Ruínas Turquia - Foto de intro tanıtım em Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAPor tudo isso, Pamukkale ganhou fama e passou a receber visitantes das mais diversas regiões do mundo antigo: greco-macedônios, anatólios, romanos, judeus e talvez egípcios – caso a história de Cleopatra seja verdadeira. Ao lado das piscinas, foi construída Hierápolis, ou Cidade Sagrada, que inicialmente também se chamava Pamukkale, pois, na verdade, se trata do mesmo lugar, que acabou sendo transformado em um centro de cura. De cura e de fé porque os tratamentos de hidroterapia eram acompanhados de práticas religiosas relacionadas aos cultos locais.

O centro de cura de Hierápolis

As propriedades terapêuticas atribuídas às piscinas de Pamukkale foram amplamente exploradas em cerca de 15 estações termais de Hierápolis que eram abastecidas com a água curativa por meio de um complexo sistema de canais. Essa rede hidráulica, com aproximadamente 70 km de extensão, ligava as nascentes termais a várias aldeias e campos da região.

As ruínas de Hierápolis encontram-se praticamente ao lado das piscinas e constituem hoje um dos sítios arqueológicos mais importantes da Turquia. A cidade foi fundada pelo grego Eumenes II, rei de Pérgamo, por volta de 150 Antes de Cristo. Foi destruída por um terremoto no ano 60 da EraRuínas na Turquia - Foto de Vilve Roosioks por Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA Cristã e só passou ao domínio romano cerca de setenta anos depois dessa tragédia.

Quando o imperador Constantino converteu-se ao Cristianismo e estabeleceu Constantinopla como a Nova Roma, no ano 330, Hierápolis ganhou a condição de bispado, recebendo várias igrejas e tornando-se um importante centro religioso do novo credo. Além da fama que alcançou como lugar de cura, Hierápolis era conhecida também como centro produtor de tecidos e as piscinas de Pamukkale eram usadas para lavagem e secagem da lã.

Atualmente, tanto Pamukkale como Hierápolis estão tombadas pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade e é possível usufruir de uma antiga estação termal que, segundo a lenda, foi construída a mando de Cleópatra para seu uso pessoal. A Piscina Sagrada ou Piscina de Cleópatra é abastecida pela água das piscinas naturais, além de conter, em seu interior, ruínas de colunas romanas e, a seu lado, um museu que conta a história do lugar. O visitante também tem acesso à piscinas naturais, mas apenas em uma área restrita e com os pés descalços.1

Notas

Para saber mais

Pamukkale – Hierápolis – Denizli – Anatólia – Turquia – Ásia

Texto

Participação Especial

  • Jane Netto

Fotos

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
21 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Val Cantanhede
2 anos atrás

Que fascinante esse lugar de cura!
Deu vontade de conhecer…
Bjs,
Val

Celia Regina Moraes Leme
2 anos atrás

Muito interessante esse local. Fica anotado na agenda.

sonia pedrosa cury
2 anos atrás

Uma paisagem dessa é capaz de curar qualquer mal!!!!
maravilha, Sylvinha, adorei!!

Unknown
2 anos atrás

Sempre tive vontade de conhecer este lugar.

MOISESMBC
2 anos atrás

Não é dificil saber o porque Pumukkale é o lugar da cura e da beleza vendo este post. Adorei as aguas quentes, pois adoro este contraste e a sensação gostosa das aguas termais. Abraços

Elizabeth Werneck
2 anos atrás

Amei saber mais sobre Pamukkale. Quero ir pra esse lugar de cura e beleza desde Istambul. Será que é muito difícil? beijinhos. Um super beijo e parabéns pelo post

Nathalia Geromel
Nathalia Geromel
2 anos atrás

Nossa de tirar o fôlego mesmo !!! Só de olhar a primeira foto, já entendi porque é o lugar da cura e da beleza!! Lindo Sylvia

Hebe Carvalho
2 anos atrás

Realmente esse lugar é de tirar o fôlego. Que coisa mais linda!Ja quero ir pra esse lugar de cura e beleza

Alexandra Morcos
Alexandra Morcos
2 anos atrás

Fui a este lugar encantador que é Pamukkale quando eu era mais nova e nunca me esqueci de sua beleza!

Luzia
Luzia
6 dias atrás

Lindo, lindo! Vontade de conhecer