Praia do Francês: antigo lugar de quarentena

Tempo de Leitura: 6 minutos

Atualizado em 28/07/2023 por Sylvia Leite

MAntigo leprosário na Praia do Francês - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAuita gente conhece, ou pelo menos já ouviu falar sobre a Praia do Francês, no litoral de Alagoas, conhecida popularmente como ‘O Francês’. O lugar ficou famoso por causa de sua paisagem paradisíaca, que combina o azul do mar com dunas e coqueirais, das piscinas naturais formadas pela retenção das ondas em uma barreira de corais, e pelo clima de verão que predomina praticamente o ano inteiro. Mas além dessas qualidades, a cidadezinha de 50 mil habitantes tem também histórias para contar e pelo menos parte delas diz respeito a um prédio em ruínas conhecido popularmente conhecido como Leprosário ou Lazareto.

É difícil saber ao certo quem o
Ruína de leprosário - Foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAconstruiu e a que servia. Para alguns, foi obra dos franceses que ocuparam a região e o teriam erguido para esconder o pau-brasil que extraiam e traficavam. Embora a ocupação e o tráfico sejam historicamente confirmados, a versão mais aceita para o ‘Lazareto’ é que tenha sido construído pelos portugueses para isolar doentes.

Um leprosário na Praia do Francês

A segunda hipótese coincide com a versão oficial que relata a construção do prédio em 1855, pelo presidente da província Antônio Coelho de Sá e Albuquerque. Segundo esses registros, o Lazareto seria parte de um conjunto de medidas sanitárias e preventivas solicitadas pelo Governo Imperial do Brasil, a fim de prevenir e combater epidemias, especialmente nos arredores dos portos.

Ruína de Leprosário - Foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

O local escolhido para a construção do lazareto, hoje de fácil acesso por trilhas de areia, na época era desabitado e ficava a três léguas da capital da província. Além disso, acreditava-se que as correntes de ventos que passavam por ali não se dirigiam a nenhum dos povoados vizinhos, garantindo, assim, que não houvesse contaminação de seus moradores, como afirma o próprio Sá e Albuquerque em relatório aos deputados.

Mas ao que tudo indica, a vida funcional do Lazareto durou pouco. A última menção documentada sobre sua existência foi uma fala de

Sá e Albuquerque, em 1856. Em 1871, a instituição já era mencionada por Thomas Espíndola, no livro ‘Geografia Ruína de Leprosário na Praia do Francês - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAAlagoana’, como um prédio em ruínas, abandonado pela dificuldade de acesso tanto por terra como por mar.

As ruinas em tese acadêmica

Uma monografia escrita pela arquiteta Sara Azevedo Martins apresenta as medidas e as divisões internas do prédio com suas respectivas funções. De acordo com Sara, o Lazareto tinha uma grande enfermaria, três áreas de serviços e uma cisterna. O prédio inteiro media 19,50m por 13,50m e tinha cobertura no formato de duas águas.

Apesar de ter ficado popularmente conhecido pelo nome de Leprosário, parece não haver registros de

Foto antiga de Leprosário na Praia do Francês - Domínio público - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

que tenha abrigado pessoas com lepra. O mais aceito historicamente é que tenha sido construído em função da epidemia de cólera-morbo e que tenha funcionado mesmo como um lazareto, ou seja, um local de quarentena e tratamento para viajantes marítimos, com qualquer tipo de doença, que chegavam à Província de Alagoas, a fim de proteger a população do contágio.

Sejam quais forem suas verdades, o Leprosário ou Lazareto é um lugar que traz em si importantes registros da história alagoana e que corre o risco de ser ainda mais degradado pelo tempo caso não se faça, logo, um trabalho de preservação. Projeto para isso, já existe. Durante uma Pós Graduação em Conservação e Restauração de Patrimônio Histórico na UFBA, a arquiteta Sara Martins, autora de estudo já citado sobre o Lazareto, elaborou uma proposta de revalorização da área e conservação das ruínas.

Do pau-brasil à cana-de-açúcar

Mas além do Lazareto, a Praia do Francês tem muito mais a contar. O nome da praia –  não é difícil adivinhar pelo que já foi dito até aqui – , teve origem no período colonial e se refere provavelmente à presença de franceses que extraiam pau-brasil para exportar de forma ilegal. Inicialmente, o lugar foi chamado de Porto dos Franceses, depois de Praia dos Franceses até chegar ao nome atual Praia do Francês.

Apesar de provavelmente terem dado nome ao lugar, os franceses não foram os primeiros ocupantes de que se tem notícia. Antes de sua chegada, viviam ali os índios Caetés, que passaram a ajudá-los em seu comércio ilegal e o Brasil já era colônia portuguesa.

Na época, o local pertencia à Capitania de Pernambuco, que como todas as outras, foi dividida em sesmarias. A que incluía a região, tinha o nome de Sesmaria de Madalena e foi ali que nasceu, em 1591, a vila que daria origem ao atual município de Marechal  Deodoro, onde está localizada a Praia do Francês.Pescador com barco - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

Por que Praia do Francês?

Seu primeiro nome foi Vila  Madalena do Sumaúma e sua criação tinha como objetivo eliminar o tráfico de pau-brasil.  O lugar escolhido – uma planície próxima ao Rio Sumaúma e à Lagoa Manguaba – tinha visão privilegiada e facilitava a observação dos inimigos.

Foi o plantio de cana-de-açúcar e os engenhos que fizeram a vila se desenvolver e obter status de município, com o nome de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.
Quando Alagoas desmembrou-se da Capitania de Pernambuco, Santa Maria Madalena tornou-se sua capital e passou a ser denominada Alagoas. O nome Marechal Deodoro só foi adotado  posteriormente, por ser a terra natal do proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca.
Singeleza - Foto de Ricardo Lêdo - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

Entre a pesca e a Singeleza

Apesar da cana-de-açúcar ter sido o principal motor de desenvolvimento do município, foi a pesca que sustentou a Praia do Francês até que o turismo começasse a dominar a economia local. Conta-se que, antigamente, quando nascia um menino, as apostas em seu futuro tinham apenas duas opções: ser músico ou pescador. A música teria vindo da tradição dos pífaros que se espalhou por Pernambuco e Alagoas.

Mas a Praia do Francês também desenvolveu, por anos, a tradição do bordado, especialmente o bico e a renda que recebem o nome de Singeleza –  uma espécie de gradeado tecido com nós que lembra as redes de pesca e é feita com agulha, linha e talos de coqueiro. Atualmente, o bordado anda meio esquecido pela população local, mas há programas oficiais que trabalham para mantê-lo vivo em todo o município.1

Notas

Para saber mais

Praia do Francês – Marechal Deodoro – Alagoas – Brasil – América do Sul

Texto

Fotos

  • (1,2,3,4,6,7) Sylvia Leite
  • (5) Domínio Público
  • (8) Ricardo Lêdo/Secretaria da Cultura de Alagoas

Estudos e livros:

  • Lazareto: ruínas de uma época - Sara Azevedo Martins (monografia)
  • Geografia Alagoana - Tomas Espíndola (livro)
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
18 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Liliana Díaz Silva
3 anos atrás

Estimada Sylvia, un placer leer y conocer las historias contadas por ti! No conocía está Praia do francês. Muchas gracias!!!

Lilian Azevedo
Lilian Azevedo
3 anos atrás

Muito interessante a história da praia do francês como antigo lugar de quarentena. Não conheci a praia do Francês. Imaginar que cada uma dessas praias do nosso litoral deve ter histórias não reveladas. beijocas

normeide neto de carvalho
normeide neto de carvalho
3 anos atrás

Fico minha encantada com seus posts. Adoro as histórias e a forma como você descreve tudo em detalhes. Especialmente esse sobre a Praia do Francês. Nunca tinha lido nada a respeito da origem da Praia do Francês. Parabéns mais uma vez.

Hebe Carvalho
3 anos atrás

Muito bacana esse post sobre a Praia do Francês, estive lá mês passado e não fazia ideia da história do lugar. Muito legal!

Cleide Sibahi
3 anos atrás

Muito bom, gostoso de ler! Precisamos muito fazer o resgate de memórias quase ou totalmente esquecidas. Estive aí ha mais de 40 anos, quanta mudança nessa regiao!

Victoria
3 anos atrás

Que interessante saber sobre a história da praia do francês. Visitei essa atração há tantos anos e não fazia ideia das curiosidades e acontecimentos que se passaram. Adorei!

Elizabeth Werneck
2 anos atrás

Amei seu post sobre a Praia do Francês. Além de ter tanta informação histórica, é uma das mais bonitas do Brasil. Vale muito a pena conhecer. Adoro acompanhar o blog. Beijinhos

Sonia Maria Pedrosa Silva Cury
1 ano atrás

Amo a Praia do Francês, mas não sabia dessa história. Muito interessante. Da próxima vez que for por lá, vou prestar atenção.

Madson Rocha
Madson Rocha
8 meses atrás

Parabéns pela matéria, sensacional, sou nativo daqui e também gostaria muito que fosse valorizado pelos órgãos públicos.
Gostaria de saber qual a referência da foto 5. Do lazareto inteiro.