Livraria Lello: uma das mais belas e interessantes do mundo

Tempo de Leitura: 6 minutos

Atualizado em 16/07/2023 por Sylvia Leite

Fachada da Livraria Lello - Foto Jose A. - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA Embora só tenha se tornado mundialmente famosa graças a uma suposta influência na criação de elementos cênicos dos livros de Harry Potter, a Livraria Lello é uma loja tradicional  da cidade do Porto, considerada um dos símbolos de Portugal. Sua impressionante arquitetura e seu admirável acervo a colocam no topo de inúmeras listas das mais interessantes e belas livrarias do mundo, em veículos como o jornal inglês The Guardian, a revista norte-americana Time e a editora australiana de guias de viagens Lonely Planet. Para o escritor espanhol Enrique Vila-Matas, a Lello é simplesmente a “mais bonita livraria do mundo”

Pode-se dizer que a livraria atual resulta da paixão de dois homens pelos livros: o francês Ernestro Chardron e o português José Pinto de Sousa Lello. O primeiro era empregado da Livraria Moré e, ao ganhar na loteria, resolveu criar, em 1869, uma livraria e editora que levou seu sobrenome. A Chardron  publicou obras de grande projeção em Portugal como o “Tesouro da Literatura Portuguesa”, de Frei Domingos Vieira, e grande parte dos livros de CamiloFachada da Lello - Foto Philip Sheldrake - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA Castelo Branco. O segundo era português e sonhava em ser livreiro. Assim como o primeiro, acabou fundando uma empresa dedicada não apenas à comercialização, mas também à edição de livros. Anos depois juntou-se ao seu irmão e, em 1894, adquiriu a Chardron, que já não era mais de Ernestro. Por causa desse histórico, o prédio da livraria, inaugurado em 1906, exibe os três nomes pelos quais é ou já foi conhecida: Lelo (atual), Lelo & Irmão e Chardron.

Respeitada no mundo todo

O prestígio da Lello foi construído ao longo dos anos em cima do seu histórico não apenas de livraria, mas também de editora, seja na época de Chardron, com a publicação de grandes obras, seja na dos irmãos Lello, que fizeram inúmeras edições especiais com tiragem reduzida. Além disso, a loja tem um recinto especial denominado Sala Gemma – numa referência àsFachada Livraria Lello - Foto Chris - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA pedras preciosas –, onde guarda primeiras edições de obras famosas e outros livros raros. Segundo matéria da revista Time, publicada em 2015, a Lello reúne mais de mais de 100 mil títulos em diversos idiomas além de traduções para o inglês de escritores portugueses como Fernando Pessoa e José Saramago.

Pouco antes de virar moda por causa do best seller de J. K. Rowling, a Lello serviu como refúgio ao escritor Valter Hugo Mãe, que na época estudava Direito no Porto. Foi nas poltronas do primeiro andar da livraria que ele escreveu os poemas de seu livro de estréia “Silencioso corpo de fuga”. Também antes de ficar lotada pelos leitores de Harry Potter, a livraria já recebia visitantes de várias partes do mundo, só que, nessa época, em menor quantidade, e as atrações eram os livros, a tradição editorial da Lello e a arquitetura da loja.

Janela e logomarca da livraria - Foto de schnurzipurz em Pixabay- BLOG LUGARES DE MEMORIAA bela arquitetura da Lello

Os louvores ao prédio da Lello não são sem razão. Seu projeto, assinado pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, é considerado um dos mais emblemáticos edifícios do estilo eclético em Portugal. Na fachada neogótica, duas figuras pintadas por José Bielman anunciam o que vamos encontrar em seu interior: uma representa a Ciência e outra representa a Arte.

Na parte interna, a Literatura é homenageada com bustos dos escritores Antero de Quental, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Teófilo Braga, Tomás Ribeiro e Guerra Junqueiro. Outro destaque é a claraboia de vitral, com 8 metros de comprimento por 3,5 de largura, que exibe o monograma e a divisa da livraria escrita em Latim: Decus in labore, ou dignidade no trabalho. No teto, nas escadas e no próprio vitral, a decoração é toda feita com padrões geométricos que lembram a arte islâmica.

O mais característico, no entanto, é a escada em forma de oito, localizada bem no centro da sala. Além de terVitral da livraria - Foto Pedro Ribeiro Simões - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA um desenho inusitado, e de criar um certo impacto com seus degraus vermelhos, a escada parece estruturar a livraria inteira, como se fosse sua espinha dorsal. E há quem diga que o número oito não está ali por acaso, pois para algumas tradições simboliza equilíbrio e está associado ao caminho espiritual.

Teria sido essa escada o elemento central do boato que fez milhares de fãs de Harry Potter acreditarem que J. K. Rowling era frequentadora assídua da livraria, nos dois anos que morou na cidade do Porto. E, ainda: que ela teria se inspirado no prédio para criar as escadas móveis da escola de bruxos Hogwarts – onde estuda Harry Potter –, e as paredes com livros até o teto, da livraria Floreios e Borrões – onde os bruxinhos da trama compram seus livros de magia.

Um boato salvador

 Vista geral da Livraria Lello - Foto Lello e Irmão- BLOG LUGARES DE MEMÓRIAO site da livraria não traz ao leitor qualquer referência a J. K. Rowling e ela própria já declarou, em uma postagem no “twitter”, que enquanto viveu no Porto, não apenas nunca entrou na livraria, como sequer sabia da sua existência. O que é verdade em toda essa história, segundo conta seu biógrafo Sean Smith, é que parte do primeiro livro sobre Harry Potter foi escrito enquanto a autora vivia no Porto. Mas os lugares que, segundo o biógrafo, ela de fato frequentou, são ignorados pelos seus fãs e muitos até hoje pensam que ela era frequentadora assídua da Lello.

Sorte dos amantes dos livros e das livrarias porque, quando surgiu esse boato, a Lello parecia estar passando por dificuldades financeiras e talvez, com o tempo, tivesse até que fechar as portas, como aconteceu com muitas outras pelo mundo afora. Segundo moradores do Porto, o prédio já dava sinais de falta de manutenção.

Com o boato, a livraria passou a receber milhares de visitantes por dia. Eram pessoas que entravam na loja apenas para fazer selfies na escada e depois contar aos amigos que estiveram lá – no lugar que inspirou osA famosa escada em forma de oito - Foto Mark Koester - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA cenários de Harry Potter. Não demorou para que a livraria sentisse a necessidade de regular o fluxo e enxergasse nisso a oportunidade de aumentar seu faturamento.

Assim, o acesso à Lello passou a ser pago. Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, quem entra ali para comprar livros não sai prejudicado com a novidade porque o preço do ingresso é abatido do valor da compra. Já os que chegam apenas com o intuito de fazer fotos, dividem-se em dois grupos: o dos que pagam para fazer as selfies e vão embora, muitas vezes sem se dar conta de que poderiam usar o recibo da entrada para pagar um livro, ou parte dele; e o daqueles que resolvem tirar duplo proveito do que gastaram e acabam levando pelo menos um título.

Quem gosta de livrarias, e se acostumou a frequentá-las com alguma tranquilidade, certamente se incomoda com a presença de tanta gente, especialmente porque a maioria chega com algum alvoroço por ter outros objetivos que não o da leitura. Mas o boato de Harry Potter parece ter trazido um múltiplo benefício: além de aparentemente ter salvo a Lello, intensificou a divulgação da livraria pelo mundo e incentivou a compra de livros.1

Notas

Para saber mais

Livraria Lello – Porto – Portugal – Europa

Texto

Fotos

Referências

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
30 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Nathalia Geromel
Nathalia Geromel
3 anos atrás

Preciso concordar com você, a livraria lello é realmente uma das mais belas que já visitei! Fiquei bem intrigada em saber que JK não tem relação com a livraria, por lá todos afirmam que tem kkkk

Cintia Vaz
Cintia Vaz
3 anos atrás

Eu achava realmente Que a JK Rowling tinha se inspirado nessa Biblioteca, mas creio que se ela não se inspirou, o diretor do filme ou o produtor com certeza. Mas não importa a realidade e sim, que o turismo aumentou e isso foi excelente para a Livraria Lello. Quanto custa a entrada da Livraria?

Hebe Carvalho
3 anos atrás

Eu fiquei encantada com a Livraria Lello, quando conheci em Porto. E concordo mesmo que uma das mais lindas do mundo. Também li sobre essa história da J.K. Rowlling, e fiquei boba, pois jurava que era real.

Deyse
Deyse
3 anos atrás

Fiquei encantada de conhecer a Livraria Lello no Porto através de seu texto! Acho linda a arquitetura. Estou louca pra conhecer!

Van
3 anos atrás

Sou a louca da livraria! Eu amo! Passo horas dentro de uma… e me encantei com a Livraria Lello, nunca imaginei uma livraria tão linda assim! Já está nos meus lugares imperdíveis, obrigada por me mostrar.

Gisele Prosdocimi
3 anos atrás

Estivemos no Porto ano passado, foi nossa última viagem internacional antes da pandemia, e conseguimos visitar a Livraria Lello, realmente uma das mais belas e interessantes livrarias do mundo. É uma atração imperdível na cidade, também recomendo demais.

Unknown
2 anos atrás

A História desse lugar incrível revela tanto sobre os homens que a fundaram…como tudo cooperou para que ela perpetuasse em tempos dificeis…

Angela Beatriz Camara Martins
2 anos atrás

Que linda essa Livraria Lello! Eu adorei ler sobre sua história! Tenho muita vontade de conhecer!

normeide carvalho
normeide carvalho
2 anos atrás

Adoro visitar livrarias histórias e tive oportunidade de conhecer a Lello. E de fato é muito bela e encantadora. E agora, adorei conhecer mais a fundo a história do local. Obrigada por isso.

Cecília
Cecília
2 anos atrás

Que post interessante, Sylvia! Não sabia de todas estas curiosidades sobre a Livraria Lello. Realmente é uma das mais belas livrarias do mundo. E que bom que o sucesso está gerando lucros para os proprietários. No mundo há muitas livrarias fechando as portas porque a nova geração se interessa mais pelos e-books e o mundo virtual, mas talvez Harry Potter tenha salvo mesmo a Livraria Lello. De qualquer forma, ela está na minha lista de desejos há tempos por sua beleza e porque visitar livrarias faz parte do nosso estilo de viagem. Obrigada por compartilhar. bjs

Cynara Vianna
2 anos atrás

A Livraria Lello é isso tudo mesmo…estivemos em Porto em nossa primeira viagem em épocas de pandemia. Adoramos a cidade e a livraria era um dos pontos que estávamos mais ansiosos para conhecer.

Iara
Iara
2 anos atrás

Um dos meus sonhos conhecer a tão famosa Livraria Lello. Para mim, ela é sim uma das mais belas e interessantes do mundo! Sem dúvida!!!!

Marcela
Marcela
2 anos atrás

Estou planejando uma viagem por Portugal e não quero deixar de conhecer a Livraria Lello! Fiquei encantada com as fotos e as histórias dela, obrigada por compartilhar

Deyse
Deyse
1 ano atrás

Realmente, a Livraria Lello é uma das mais belas, um verdadeiro luxo cultural e arquitetônico.

Marcela
Marcela
1 ano atrás

Eu queria muito ter visitado a Livraria Lello, mas tinha uma fila do tamanho do mundo (além do preço salgado) e desisti 🙁 parece ser realmente um lugar especial