Mausoléu de Yasawi: lugar de introspecção e modelo arquitetônico

Tempo de Leitura: 5 minutos

Atualizado em 02/05/2022 por Sylvia Leite

Mausoléu Yasawi com jardim - Foto de Yuriy75 - Treball propi - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAO Mausoléu de Yasawi (Khoja Ahmed Yasawi) começou a ser construído há mais de seis séculos e até hoje não ficou pronto nem há sinais de que um dia possa ficar1. Mesmo assim, sempre recebeu visitantes de toda a Ásia Central que chegam em busca da baraka (benção) do poeta e ‘santo’ sufi. É que de acordo com essa ‘filosofia’ mística, conhecida como Sufismo, as tumbas de seus santos concentram uma espécie de energia espiritual que pode ser experimentada pelos que as visitam2. A simples divulgação dessa particularidade já seria motivo suficiente para atrair visitantes do mundo inteiro, mas, desde 2013, quando foi listado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, o Mausoléu de Yasawi, – localizado na cidade de Yasi (atual Turquestão), no Cazaquistão –, passou a ser procurado também por interessados em sua história e na beleza de sua arquitetura.

Prédio visto por trás - Foto de Yuriy75 - Treball propi - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAMesmo com o aumento de público e a diversificação dos motivos que conduzem cada um até ali, a visita ao mausoléu parece manter uma certa aura de introspecção, condizente com sua função original. Para se chegar até a porta do prédio, é preciso caminhar ao longo de um enorme jardim, com roseirais nas laterais, o que pode proporcionar aos mais suscetíveis uma experiência meditativa estimulada pelas formas, perfumes e cores; e, aos mais céticos, um exercício de paciência.

Nas laterais externas, um novo convite à meditação: as paredes de grande extensão, assim como uma das cúpulas, são inteiramente cobertas por padrões geométricos compostos por pequenos ladrilhos artesanais. Esse tipo de decoração tornou-se uma marcaCaldeirão de bronze no Mausoléu de Yasawi - Foto de Yuriy75 - Treball propi - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA registrada da arquitetura islâmica e, por seu significado simbólico, repleto de referências cósmicas – nesse caso acrescido de inscrições em diferentes tipos de  caligrafia árabe – é considerada uma espécie de oração visual.

Lá dentro, é possível ter novos impactos seja pela grandiosidade da cúpula – considerada a maior da Ásia Central, com 12.8 metros de diâmetro por 28 metros de altura – , seja pela sensação de bem estar que os visitantes dizem sentir ao se aproximarem do enorme caldeirão de bronze que fica abaixo dela e em torno do qual os peregrinos fazem as circunvoluções3 Segundo a explicação de discípulos do mestre Yasawi, o estado de completude percebido pelos visitantes nada mais é que a energia espiritual ou bênção (baraka).

Foto antiga do Mausoléu de Yasawi - Domínio Público em Wikimedia - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAYasawi: o místico e poeta lendário

Yasawi costuma ser citado entre os mais destacados mestres do sufismo na Ásia Central. Foi aluno do mestre Yusuf Hamadani, dirigiu a Ordem Naqshband em Bukhara, no vizinho Uzbequistão, e fundou a primeira ordem turca sufi, a Yasawiyya ou Yaseviye.

Assim como outros mestres sufis medievais – entre os quais se encontram Jalaludin Rumi e Ibn Arabi – Yasawi também se dedicou à poesia. Acredita-se que tenha sido o primeiro poeta conhecido a escrever em um idioma túrquico, ou torcomano, e a ele se atribui a autoria do Livro da sabedoria (Divan-i Ḥikmet), que reúne poemas em turco e é considerado uma relíquia religiosa de literatura sufi.

A importância de Yasawi como mestre espiritual talvez possa ser dimensionada pelas lendas que envolvem seu nome. Uma delas diz que o profeta Muhammad estava comendo tâmaras com seus discípulos, quando uma delas O mausoléu atualmente - Foto upyernoz from Haverford, USA - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAcaiu do prato e, nesse momento, ele ouviu uma revelação: “Esta é para o muçulmano Ahmad (Yasawi) que nascerá 400 anos depois de você”.

Outra lenda conta que Tīmur ibn Taragay Barlas – imperador de origem turco-mongol conhecido como Tamerlão (ou Timur, o coxo) –, teve um sonho em que Yasawi fazia boas previsões sobre uma batalha empreendida por suas tropas visando a conquista de Bukhara. Estimulado pelo sonho, ele partiu para a luta a foi vitorioso. Então viajou ao Cazaquistão a fim de visitar o túmulo de Yasawi e decidiu construir no local um imponente mausoléu.Lateral do prédio mostrando a cúpula - Foto Petar Milošević - Treball propi - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

A última lenda explica um acontecimento real. De fato, o atual Mausoléu de Yasawi foi erguido a mando de Tamerlão que, segundo se conta, participou efetivamente da construção, iniciada em 1389. Com sua morte, quinzedepois, houve a dissolução do império construído por ele – conhecido como Timúrida – e a obra foi interrompida. Mas os 15 anos de trabalho, tocado por mestres construtores persas, foram suficientes para ergueruma estrutura de 38,7 metros de altura, com trinta e cinco quartos que são usados para diferentes funções, e que funciona simultaneamente como Mausoléu e mesquita.

Modelo para monumentos de Samarcanda

Cúpula revestida com mosaico - Foto de Otebig - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAAo listarem o Mausoléu de Yasawi como Patrimônio Mundial da Humanidade, os especialistas da Unesco o classificaram como “uma das maiores e mais bem preservadas construções do período Timúrida”. O fato de ter ficado inacabado permitiu, segundo a mesma equipe, a identificação e documentação de técnicas de construção da época.
 

De acordo com o relatório da Unesco, o Mausoléu serviu de protótipo para os edifícios religiosos doIslã na Ásia Central, que reproduziram suas cúpulas, abóbodas, detalhes decorativos e arranjos espaciais inovadores. As soluções arquitetônicas e estruturais experimentadas pelos construtores persas nessa obra seriam usadas, tempos depois, na construção de Samarcanda – a capital do império de Tamerlão. 4

Notas

  • 1 O fato de ser inacabada faz parte do interesse histórico do lugar
  • 2 De acordo com os sufis, a presença da Baraka não se restringe aos mausoléus. Pode estar, igualmente, em pessoas e lugares. As tumbas apenas mantêm a energia espiritual acumulada em vida pelos respectivos santos
  • 3 Em sentido amplo, a palavra circunvolução significa volta ao redor de um centro. No Islã, o termo é usado para nomear um ritual feito originalmente em Meca, e repetido em outros lugares sagrados, que consiste em dar três voltas ao redor de um monumento religioso, no caso de Meca, a Caaba
  • 4 Leia, aqui no blog, matéria sobre outros lugares da Ásia Central: Samarcanda / Bukhara / Khiva

Mausoléu de Ahmad Yasawi – Turquestão – Cazaquistão – Ásia Central – Ásia

Texto

Fotos

  • (1,2,3) Yuriy75 - Treball propi em Wikimedia, CC BY-SA 3.0
  • (4) Autor desconhecido em Wikimedia - Domínio Público
  • (5) Xhancock em Wikipedia - Transferido da en.wikipedia para a Commons por Jalo using CommonsHelper
  • (6) Petar Milošević - Treball propi, CC BY-SA 4.0, Wikimedia
  • (7) Otebig em Wikimedia, CC BY-SA 3.0

Referências

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
22 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
sonia pedrosa cury
3 anos atrás

Região maravilhosa, que está na minha lista de prioridades! Valeu, Silvinha!

Ma. Elisa Fernández Delgado
3 anos atrás

Muy ok info Sylvia!!

Anônimo
Anônimo
3 anos atrás

Impressionante e belíssima arquitetura!
Seu texto, como sempre, um deleite, Sylvinha.
Bjs,
Val Cantanhede

Deyse
Deyse
3 anos atrás

Que texto incrível com tantas informações interessantes, que eu desconhecia. Quanta beleza e riqueza reside no Mausoléu de Yasawi e sua arquitetura!

Hebe Carvalho
3 anos atrás

Quantas informações incriveis e interessantes sobre o Mausoléu de Yasami. Mais um post topíssimo, parabéns!

Angela Beatriz Camara Martins
3 anos atrás

Que interessante esse Mausoléu de Ahmad Yasawi. Não conhecia essa atração em Turquestão no Cazaquistão. ´Mais uma ótima dica!

Cintia Vaz
Cintia Vaz
3 anos atrás

Não conhecia o Sufismo e nem o poeta.. A Arquitetura é maravilhosa e me deixou com muita vontade de conhecer. E adorei saber mais a respeito da cultura turcomana.

dih
3 anos atrás

Quero muito conhecer essa parte da Ásia. Os detalhes na arquitetura, na fachada e internos são incríveis! Com certeza colocaria o Mausoleu de Yasawi no roteiro

normeide neto de carvalho
normeide neto de carvalho
3 anos atrás

É muito legar ler os seus posts. Sempre agrega história e um rico conhecimento. Mais uma vez fiquei impressionada com a beleza e a história que envolve o Mausoléu de Yasawi, como é incrível e diverso esse nosso mundão.

Victoria
3 anos atrás

Eu sou apaixonada pela lista de patrimônios mundiais da UNESCO e adorei saber mais sobre a história e curiosidades do Mausoléu de Yasawi. Que interessante, deu até vontade de viajar para a Ásia novamente!

Sabrina Albuquerque
2 anos atrás

O mausoléu de Yasawi é belíssimo. Obrigada por compartilhar conteúdo sobre o Cazaquistão, um país que sabemos tão pouco.