

Convencida de que pessoas tidas como perigosas e agressivas poderiam voltar ao convívio social se fossem tratadas com mais humanidade, Nise criou, no então Centro Psiquiátrico Pedro II - hoje Instituto Municipal Nise da Silveira - um setor* de Terapia Ocupacional composto por ateliês terapêuticos de pintura, modelagem, teatro, música e encadernação. Nesses ateliês, os pacientes podiam expressar-se livremente sem interferência dos monitores e acreditava-se que, com isso, eles tinham maiores chances de recuperação.
O que norteava o trabalho da doutora Nise era a compreensão de que, nos casos graves de esquizofrenia, a expressão verbal tornava-se praticamente impossível. Era preciso, então, estimular uma comunicação não-verbal por meio de vivências que os fizesse externalizar seus mundos interiores. O trabalho terapêutico se completava com o estabelecimento de conexões entre as imagens simbólicas que cada indivíduo produzia e as situações emocionais em que se encontravam.
O aspecto ocupacional das atividades nos ateliês também era visto como benéfico pela psiquiatra, que considerava os manicômios uma forma de prisão. Na condição de ex-presa política, ela acreditava conhecer as necessidades daqueles que são privados de sua liberdade e uma dessas necessidades seria a de ter uma ocupação.
"Não aperto"
Nise, que começou sua carreira na década de 1930, tinha sido presa durante a ditadura de Vargas, acusada de militância no Partido Comunista e ficou oito anos afastada do cargo público conquistado por concurso. Quando voltou a atuar, em 1944, os hospitais psiquiátricos já haviam adotado os tratamentos violentos que ela passou a combater.


O começo foi difícil. Além das resistências naturais a tudo que é novo, Nise enfrentou críticas e tentativas de boicote ao seu trabalho. Mas a experiência deu certo. Livres dos tratamentos agressivos, os pacientes conseguiam se expressar e começaram a apresentar melhoras significativas, especialmente nos ateliês de pintura e modelagem, supervisionados pela própria Nise e pelo artista plástico Almir Mavignier**.
Obras de arte reconhecidas
O museu nasceu em 1952 para abrigar um acervo que começava a crescer. Embora o objetivo inicial de Nise tenha sido apenas terapêutico, os trabalhos produzidos por seus pacientes passaram a ser vistos como obras de arte - alguns a partir de uma avaliação padrão, por atenderem a determinados requisitos estéticos; e os restantes por uma espécie de compreensão disseminada pela própria Nise de que a autêntica obra de arte é uma "produção impessoal", ou seja, uma expressão do inconsciente
coletivo.
A aceitação dos quadros e esculturas foi crescendo na mesma medida em que aumentava o acervo, hoje composto por mais de 350 mil obras. O primeiro reconhecimento veio do crítico de arte Mário Pedrosa, que no fim da década de 1940 para começo de 1950 já escrevia sobre os "artistas do Engenho de Dentro" - numa menção ao nome do bairro onde está localizado o então Hospital Pedro II. Ele se referia a esses trabalhos como "Arte Virgem", provavelmente inspirado pelo movimento "Arte Bruta", criado pelo pintor francês Jean Dubuffet, que questionava a arte convencional e divulgava trabalhos de pessoas marginalizadas como presidiários e pacientes psiquiátricos.

Mário Pedrosa foi um dos curadores - ao lado do crítico de arte belga Léon Degand - da exposição "9 artistas de Engenho de Dentro", realizada em 1949, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Essa mostra foi considerada um marco na arte brasileira, pelo pioneirismo de reunir em um museu obras de pacientes psiquiátricos. Os trabalhos produzidos nos ateliês de Nise já haviam sido expostos anteriormente no Rio de Janeiro - uma vez no próprio hospital e outra no prédio do Ministério da Educação - mas era a primeira vez que ocupava um espaço destinado especificamente a exposições de arte.
As obras dos pacientes de Nise foram ainda mais longe. Um dos acontecimentos marcantes nessa trajetória foi sua chegada à Bienal de São Paulo, em 1981. Naquele ano, a Bienal passou a ter um curador-geral. O primeiro a assumir o posto, Walter Zanini, aboliu a separação por países e começou a agrupar as obras por "analogia de linguagem" levando em conta técnicas e temas. Isso possibilitou a criação do módulo "Arte Incomum", que abrigou obras de 32 artistas de Engenho de Dentro.
Em 2.000, parte dos trabalhos produzidos no ateliê terapêutico ganhou um espaço especial - intitulado "Imagens do Inconsciente" - na exposição "Brasil 500 anos", promovida pela Fundação Bienal de São Paulo. A seleção das obras - feita no ano anterior em colaboração com o curador do museu, Luiz Carlos Mello*** - foi um dos últimos trabalhos de Nise, que não viveu para assistir à inauguração da mostra.
O alcance dessas obras não se limitou ao Brasil. Muito tempo antes de chegarem à Bienal e à mostra Brasil 500 anos, elas já haviam atravessado o Atlântico a convite de ninguém menos que Carl Gustav Jung.
coletivo.
A aceitação dos quadros e esculturas foi crescendo na mesma medida em que aumentava o acervo, hoje composto por mais de 350 mil obras. O primeiro reconhecimento veio do crítico de arte Mário Pedrosa, que no fim da década de 1940 para começo de 1950 já escrevia sobre os "artistas do Engenho de Dentro" - numa menção ao nome do bairro onde está localizado o então Hospital Pedro II. Ele se referia a esses trabalhos como "Arte Virgem", provavelmente inspirado pelo movimento "Arte Bruta", criado pelo pintor francês Jean Dubuffet, que questionava a arte convencional e divulgava trabalhos de pessoas marginalizadas como presidiários e pacientes psiquiátricos.

Mário Pedrosa foi um dos curadores - ao lado do crítico de arte belga Léon Degand - da exposição "9 artistas de Engenho de Dentro", realizada em 1949, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Essa mostra foi considerada um marco na arte brasileira, pelo pioneirismo de reunir em um museu obras de pacientes psiquiátricos. Os trabalhos produzidos nos ateliês de Nise já haviam sido expostos anteriormente no Rio de Janeiro - uma vez no próprio hospital e outra no prédio do Ministério da Educação - mas era a primeira vez que ocupava um espaço destinado especificamente a exposições de arte.
As obras dos pacientes de Nise foram ainda mais longe. Um dos acontecimentos marcantes nessa trajetória foi sua chegada à Bienal de São Paulo, em 1981. Naquele ano, a Bienal passou a ter um curador-geral. O primeiro a assumir o posto, Walter Zanini, aboliu a separação por países e começou a agrupar as obras por "analogia de linguagem" levando em conta técnicas e temas. Isso possibilitou a criação do módulo "Arte Incomum", que abrigou obras de 32 artistas de Engenho de Dentro.
Em 2.000, parte dos trabalhos produzidos no ateliê terapêutico ganhou um espaço especial - intitulado "Imagens do Inconsciente" - na exposição "Brasil 500 anos", promovida pela Fundação Bienal de São Paulo. A seleção das obras - feita no ano anterior em colaboração com o curador do museu, Luiz Carlos Mello*** - foi um dos últimos trabalhos de Nise, que não viveu para assistir à inauguração da mostra.

O encontro com Jung

*Setor de Terapia Ocupacional e Reabilitação - STOR,
** Segundo os autores do livro "Marcas e memórias: Almir Mavignier e o Ateliê do Engenho de Dentro", os ateliês terapêuticos foram criados por Nise a partir de uma sugestão de Almir Mavignier.
*Autor do livro "Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde".
Museu de Imagens do Inconsciente - Engenho de Dentro - Rio de Janeiro - Brasil - América do Sul
Texto: Sylvia Leite
Fotos:
(1,2,3,4,5,8) Sylvia Leite
(6) Site do Museu
(7) Cartaz da exposição "9 artistas de Engenho de Dentro".
(9) Almir Mavignier
Referências:
Site do Museu de Imagens do Inconsciente
Artigos:
"Nise da Silveira: imagens do inconsciente entre psicologia, arte e política", de João A. Frayze-Pereira.
Filmes:
"Nise - O coração da Loucura", de Roberto Berliner, 2016
"Imagens do Inconsciente" , de Leon Hirszman e Nise da Silveira, 1983-1986 (Filme em três episódios: Em Busca do Espaço Cotidiano, No Reino das Mães e A barca do sol)
Livros:
"Imagens do Inconsciente" (1982) , de Nise da Silveira.
"O Mundo das Imagens" (1992), de Nise da Silveira.
-------------------------------------------
Fotos:
(1,2,3,4,5,8) Sylvia Leite
(6) Site do Museu
(7) Cartaz da exposição "9 artistas de Engenho de Dentro".
(9) Almir Mavignier
Referências:
Site do Museu de Imagens do Inconsciente
Artigos:
Filmes:
"Nise - O coração da Loucura", de Roberto Berliner, 2016
"Imagens do Inconsciente" , de Leon Hirszman e Nise da Silveira, 1983-1986 (Filme em três episódios: Em Busca do Espaço Cotidiano, No Reino das Mães e A barca do sol)
Livros:
"Imagens do Inconsciente" (1982) , de Nise da Silveira.
"O Mundo das Imagens" (1992), de Nise da Silveira.
-------------------------------------------(1,2,3,4,5,8) Sylvia Leite
(6) Site do Museu
(7) Cartaz da exposição "9 artistas de Engenho de Dentro".
(9) Almir Mavignier
Referências:
Site do Museu de Imagens do Inconsciente
Artigos:
"Nise da Silveira: imagens do inconsciente entre psicologia, arte e política", de João A. Frayze-Pereira.
"Nise - O coração da Loucura", de Roberto Berliner, 2016
"Imagens do Inconsciente" , de Leon Hirszman e Nise da Silveira, 1983-1986 (Filme em três episódios: Em Busca do Espaço Cotidiano, No Reino das Mães e A barca do sol)
Livros:
"Imagens do Inconsciente" (1982) , de Nise da Silveira.
"O Mundo das Imagens" (1992), de Nise da Silveira.
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Maravilha!
ResponderExcluirValeu, Vi, bjs
ExcluirOi Silvinha , amei, excelente texto retratando este Maravilhoso trabalho de nossa " Psiquiatra Rebelde " que dedicou sua vida à transformação de nossa psiquiatria
ResponderExcluirQue bom. Obrigada pelo comentário. Só faltou dizer seu nome. Abraço!
ExcluirQue orgulho dessa mulher! Maravilha, Sylvinha, belo resgate!
ResponderExcluirBeijão,
sonia pedrosa
Pois é! Uma guerreira!
ExcluirA sensibilidade da dra. Nise faz muita falta na política de saúde mental do país.
ResponderExcluirBelo texto, Sylvinha!
Abraços
Val Cantanhede
Obrigada, Val. Beijo
ExcluirMuito boa esta matéria com pequeno resumo da obra e vuda de Mulher especial. Anima outros profissionais a lançarmos olhar de maior observação e respeito ao individuo q nos procura buscando melhor qualidade de vida.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário. Pena que não se identificou.
ExcluirMuito bom. Obrigado.
ResponderExcluirEu que agradeço, Mauro. Pela leitura e pelo comentário. Bjs
ExcluirVi o filme sobre a vida da Nise, e fiquei com muita vontade de conhecer o museu. Obrigada pela ótima dica!
ResponderExcluirEu que agradeço pelo comentário. Não deixe de ir. É um trabalho fantástico!
ExcluirMuito interessante o seu texto sobre o "Museu de Imagens do inconsciente: os frutos de uma psiquiatria humanizada". Me encanta ver histórias de luta e vitórias como a de Nise. Quero conhecer o acervo!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário, Deyse. Não deixe de ir. Vai gostar.
ExcluirGente que linda esse história (ou luta) da Nise para fazer com que as pessoas pudessem viver com mais dignidade. Estou pasmem de não conhecer esse Museu ainda.
ResponderExcluirPois é! Uma maravilha que pouca gente conhece.
ExcluirEu não conhecia esse museu. Adorei e também me emocionei muito ao ler sobre esse lugar. Vou pesquisar mais sobre o trabalho da Dra. Nise e, certamente, visitar esse Museu de Imagens do Inconsciente. Excelente!
ResponderExcluirObrigada, Lúcio. Que bom que gostou. Sou apaixonada pelo trabalho dela e passei anos sonhando em conhecer esse museu até que no ano passado consegui.
ResponderExcluirQue incrível. Eu não conhecia esse museu e fiquei muito feliz de saber que ele existe e eu já quero conhecer o Museu de Imagens do Inconsciente
ResponderExcluirÉ incrível mesmo. O trabalho de Nise é sensacional. Você vai gostar. Obrigada pelo comentário.
ExcluirSou carioca e confesso que não conheci o Museu de Imagens do Inconsciente. Fiquei bem curioso e espero poder visita-lo em breve. Assisti ao filme sobre a vida de Nise da Silveira, vivida por Gloria Pires e achei fantástico Ir ao museu com esse pequeno conhecimento acredito que seja ainda mais interessante.
ResponderExcluirLeo, acho que, como você, muitos cariocas nunca ouviram falar nesse museu. Fica fora de mão e não é muito divulgado. Mas vale a pena conhecer. Eu passei anos querendo ir e sem conseguir. Sempre que estava no Rio, tentava, mas acontecia alguma coisa que me obrigada a desistir. Fiquei muito feliz de ter conseguido ir no ano passado. De certa forma foi bom esperar porque, enquanto isso, vi vários filmes sobre o trabalho dela e uma belíssima exposição que fizeram no Itaú Cultural, em São Paulo.
ExcluirNossa interesantissimo este artigo. Muito legal esse museu da memoria,e delicado criar algo assim naquela epoca para humanizar os tratamentos. uma forma de pensar a frente de seu tempo, que mudeou a vida de muitos e so trouxe beneficios.
ResponderExcluirÉ verdade. Mudou e continua mudando a vida de muita gente. Obrigada pelo comentário.
ExcluirNossa você não faz ideia do quanto eu gostei desse artigo. Na época da Faculdade, no TCC, criamos um jogo chamado Surrealidade, expressões do Inconsciente, que se passa a maior parte dentro do inconsciente da mente humana. No trabalho estudamos Freud e Jung e suas teorias. Eu realmente adoraria conhecer esse museu. Que pena que não é em São Paulo. Com certeza quando for para o Rio esse museu certamente estará no meu roteiro.
ResponderExcluirFaça isso. Não vai se arrepender. É um lugar especial.
ExcluirEu estou apaixonada por esse texto e quero tanto visitar o Museu de Imagens do Inconsciente. Não sabia da existência dele e do trabalho de Nise, mas é tudo tão interessante que me cativou.
ResponderExcluirQue bom que gostou, Ju. Espero que consiga ir até lá o mais breve possível. Vale a pena.
ExcluirMuito interessante essa visita ao Museu de Imagens do inconsciente. Me parece um programa ótimo para um fim de semana chuvoso ou quando estiver afim de aprender coisas novas e interessantes! Amei.
ResponderExcluirBom saber que gostou e que pensa em ir sté lá. Obrigada pelo comentário.
ExcluirQue interessante a história de Nise, do seu trabalho e do museu de imagens do inconsciente. Que luta e coragem desta mulher no enfrentamento das suas convicções por tratamentos mais humanos dos pacientes já tão sofridos. São exemplos assim que não podemos deixar morrer na memória da humanidade e este museu cumpre muito bem este papel. Parabéns pelo post!
ResponderExcluirObrigada, Gisele. Que bom que gostou! Toda semana tem matéria nova no blog. Acompanhe!
ExcluirNão conhecia esse Museu de Imagens do inconsciente. Achei super interessante. É fundamental uma psiquiatria humanizada. Já fui em uma exposição do Bispo do Rosário e achei incrível!
ResponderExcluirO trabalho dele é lindo mesmo. E ele é sergipano. Não sei se você sabia. O Museu de Imagens do Inconsciente é um lugar que todo mundo deveria conhecer. Uma aula de vida.
ExcluirEi já admirava o trabalho de Nise de Silveira e agora fiquei ainda mais feliz em saber sobre o Museu de Imagens do Inconsciente. Será que eles promovem exposições itinerantes para pessoas de outros estados conhecerem parte do acervo?
ResponderExcluirEu vi uma exposição linda, em São Paulo, no Centro Cultural Itaú. Se não me engano, foi em 2018. Não lembro se foi produzida por eles, mas certamente cederam parte do acervo.
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