

A oficina de luthieria
Para quem não é luthier ou músico, entrar em uma oficina artesanal como a dos Bernal é uma experiência cheia de surpresas. Peças de madeira dos mais diversos formatos penduradas na parede ou dispostas em cima de mesas nos revelam a complexidade contida em um violão clássico ou em uma guitarra flamenca.

As variações ocorrem, também, em função do tipo de instrumento. Se o violão é flamenco, por exemplo, o aro (parte lateral) e o fundo, considerados responsáveis pela "cor' dos sons que o violão produz, são feitos geralmente em cipreste ou em pau santo da Índia.
É surpeeendente, ainda, descobrir que uma cidade com menos de dez mil habitantes fornece violões para o mundo inteiro seja por meio de pedidos diretos ou pela venda em lojas autorizadas. E que uma oficina familiar de luthieria artensanal é capaz de produzir até 150 violões por ano.
![]() |
Rafa e Valeriano Bernal |
Foi em Cádiz que Valeriano Bernal aprendeu o ofício com o tio e, apesar de sua maturidade profissional ter sido alcançada na Bélgica, onde trabalhou por cerca de 14 anos e conseguiu a montar sua prímeira loja, é lá que a oficina da família está localizada desde 1982.
Mas, provavelmente, tem igual peso a paixão de pai e filho pela música e o aprendizado que tiveram ao atender pedidos de artistas experientes e famosos como Paco de Lucía, Paco Cepero, Tomatito
ou Alejandro Sanz.
Embora constituam o diferencial de Algodonales, as guitarras flamencas não são sua única atração. Depois da visita à oficina dos Bernal, vale a pena passar a pé pelas ruas estreitas e sinuosas, olhando as casas branquinhas, e encontrando, vez por outra, uma das fontes que compõem o fundo sonoro da cidade. Ainda dá para conhecer a igreja matriz de Santa Ana e os sítios arqueológicos Santa, Chamusquina y Castillejo, do período Neolítico.
Aldgodonales - Cádiz -Andaluzia - Espanha
Texto: Sylvia Leite
Jornalista - MTB: 335 DRT-SE / Linkedin / Lattes
(1) Trip Advisor /cortesia
(2 e 5) Site Valeriano Bernal
(3 e 4) Sylvia Leite
(1) Trip Advisor /cortesia
(2 e 5) Site Valeriano Bernal
(3 e 4) Sylvia Leite
Referências:
Site do Valeriano Bernal
Consultoria dos músicos Carlos Brisolla, Dudu Barreto e Thais Helena Ramacioti.
Site do Valeriano Bernal
Consultoria dos músicos Carlos Brisolla, Dudu Barreto e Thais Helena Ramacioti.
Livros:
Guitarreros de Andalucía : artistas para la sonanta, de Luís F. Leal Pinar
*Leia, também, matéria sobre o pueblo blanco Arcos de la Frontera.
-----------------------------------------------------
Gostou da matéria? Você pode deixar um comentário a seguir expressando sua opinião. E se quiser ajudar a aumentar a visibilidade do blog, é só divulgar esta postagem nas redes sociais. Basta clicar, aqui abaixo, no ícone de sua rede preferida e compartilhar.
Para ler sobre outros lugares de memória, clique nos links abaixo:
Estive nesse pueblo em 93 e fui aí, conhecer o lugar das famosas guitarras flamencas. Muito boa matéria. Parabéns.
ResponderExcluirEstupendo trabalho de Luterua!!
ResponderExcluirAdoraria saber quem é o autor do comentário. Obrigada
ExcluirMuito bom receber essas informações sobre as preciosas guitarras flamencas de Aldgodonales. E que essa pequena cidade pertence à Andaluzia, região encantadora da Espanha. Obrigada
ResponderExcluirEu que agradeço, Vânia. Beijo
ExcluirBelo registro, Sylvinha! Parabéns!
ResponderExcluirBeijo
sonia pedrosa
Obrigada, Soninha. Pela leitura, pelo comentário, pela assiduidade. beijo
Excluir