Gurudwara Bangla Sahib: lugar de meditação e convivência

Tempo de Leitura: 4 minutos

Atualizado em 17/03/2022 por Sylvia Leite

Vista externa do Gurudwara Bangla Sahib - Foto de Sudeshkjain em Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAEntrar no Gurudwara (ou templo sikh) Bangla Sahib, em Nova Delhi, é mergulhar em um estado, aparentemente eterno, de paz e tranquilidade. Antes de cruzar o portal de entrada, é preciso descalçar os pés e cobrir a cabeça – o que estabelece uma espécie de preparação dos fiéis, ou visitantes, para entrar em contato com o lugar. Tanto no templo, como em sua área externa, tudo parece feito para dissolver diferenças sociais ou de castas – e incentivar a cooperação e a paz.

Do lado de fora, uma enorme lagoa artificial (Sarovar) cercada por corredores repletos de arcos, já introduz a sensação de calmaria. Para os sikhs, essa água é sagrada e tem poder de cura. Para os visitantes, a sua imensidão conforta o olhar, amolece o corpo e convida à meditação.

Dentro do espaço de orações, fiéis e visitantes misturam-se, livremente, todos igualmente sentados no chão. O lugar lembra uma mesquita porque, como os muçulmanos, os sikhs não têm santos e nem cultuam imagens. A atmosfera é de interiorização. Mesmo para quem não tem vínculos com a religião e sequer conhece seus preceitos, é impossível não sentir o impacto do ambiente, provavelmente resultante da devoção dos seguidores e da amorosidade com que se tratam mutuamente. Talvez para não distrair as pessoas dessa interiorização, as fotos são proibidas no local.Cozinha coletiva do Gurudwara Bangla Sahib - Foto de Marlene Miranda - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

Convivência e compartilhamento no Gurudwara Bangla Sahib

Assim como o salão de orações e a lagoa sagrada, a cozinha (Langar Hall) é um lugar de grande importância nos Gurudwaras. Nela, pessoas comprometidos com a religião, denominados gursihks, preparam diariamente, com a ajuda de voluntários, refeições gratuitas para serem servidas tanto a fiéis como a visitantes. Com isso, colocam em prática o compromisso religioso de dar comida a quem tem fome e exercitam, pela convivência com pessoas de todas as origens e crenças, a igualdade e a fraternidade.

Refeição na cozinha do templo - Foto de Marlene Miranda - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAA comida é feita a partir de ingredientes doados e oferecida a todos que chegam. Qualquer pessoa pode fazer trabalho voluntário na cozinha sikh, por quanto tempo desejar. E quem não se sente confortável para lidar com alimentos, consegue encontrar outra forma de colaboração, como trabalhar nos serviços de limpeza ou ajudar a tomar conta dos sapatos de fiéis e visitantes.

Sikhismo: uma das maiores religiões do mundo

No Brasil, quase não se ouve falar sobre os sikhs e há poucos deles entre nós, mas sua religião, de acordo com várias fontes – como o site Adherentes.com e a a revista Super Interessante -, está entre as dez maiores do mundo, com pelo menos 22 milhões de adeptos.

Interior do templo - Foto Marlene Miranda - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAO Sikhismo  surgiu em 1.577, no Punjab – estado localizado na fronteira com o Paquistão -, como uma religião monoteísta. O Guru Nanak, seu fundador, afirmava a existência de um só Deus e acreditava que todas as religiões cultuavam a mesma divindade, o que mudava eram apenas os nomes. Para os sikhs, Nanak escolheu o nome Sat Nam, que significa Deus Verdadeiro.

Segundo boa parte dos registros, o Sikhismo nasceu de um sincretismo entre Hinduísmo e Sufismo (braço místico do Islã). A informação talvez não seja muito precisa, mas há indícios de que o Guru Nanak teve contato com as duas tradições, e sempre foi crítico dos seus enfrentamentos, argumentando que a religião deve unir e não criar animosidades, pois não existem diferenças entre os fiéis. Isso teria originado a frase, supostamente de sua autoria: “Não há hindus, não há muçulmanos”.

Conta-se, ainda, que Nanak pregou para fiéis das duas religiões e muitos deles tornaram-se seus seguidores – fato que talvez esteja na origem do termo ‘sikh’, derivado da palavra sanscrita śikṣa, que significa discípulo ou aprendiz.1

Notas

    Gurudwara Bangla Sahib – Nova Delhi – Índia – Ásia

    Texto

    Fotos

    • (1) Sudeshkjain / Pixabay
    • (2, 3, 4 e 5) Marlene Miranda
    Compartilhe »
    Increva-se
    Notificar quando
    guest
    15 Comentários
    Avaliações misturadas ao texto
    Ver todos os comentários
    sonia pedrosa cury
    4 anos atrás

    Sylvinha, que experiência deve ser ir a um lugar desses…. muito legal e o seu texto traduziu tudo perfeitamente! Parabéns!

    Val Cantanhede
    4 anos atrás

    É bem essa atmosfera de paz e de convivência solidária que está faltando no Brasil…
    Parabéns, Sylvinha, por mais uma matéria edificante!
    Grande abraço,
    Val Cantanhede

    Regina Célia de Oliveira
    4 anos atrás

    Mais uma preciosidade; obrigada Sylvia Leite

    Unknown
    4 anos atrás

    muito interessante especialmente pra mim que já estive nesse lugar!

    Unknown
    4 anos atrás

    Ouvi dizer que são vegetarianos e os homens nunca cortam os cabelos.

    Unknown
    3 anos atrás

    Eu não preciso cortar o cabelo. Este lugar é especial.

    Nathalia Geromel
    Nathalia Geromel
    2 anos atrás

    Sylvia, que bacana esse templo Gurudwara Bangla Sahib, deve ser um local incrível para meditação mesmo! super interessante toda a história

    Cynara Vianna
    4 meses atrás

    Visitar o Gurudwara deve ser uma experiência única, pelo que li aqui a troca de energia é marcante.