Lajedo de Pai Mateus: esculturas naturais que viraram cenário cinematográfico

Tempo de Leitura: 5 minutos

Atualizado em 18/05/2023 por Sylvia Leite

Pedras no Lajedo de Pai Mateus - Foto Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAQuem algum dia sonhou em visitar outro planeta, ou satélite, pode satisfazer esse desejo aqui mesmo no Brasil, mais especificamente na Paraíba, a cerca de 200 km da capital, João Pessoa. O lugar para isso é o Lajedo de Pai Mateus, uma formação rochosa de 1,5 km de extensão, localizada no município de Cabaceiras, sobre a qual estão dispostas mais de cem pedras gigantes.

O silêncio, a aridez da paisagem rochosa e a aparência das pedras – que pesam até 45 toneladas, mas algumas parecem voar – nos fazem imaginar que chegamos a um povoado lunarou entramos em outra Pedras esculpidas pelo tempo - Foto Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAdimensão. Olhando por um ângulo mais racional, poderíamos comparar algumas pedras – com suas aberturas na parte inferior – a habitações pré-históricas ou, ainda, imaginar que são obra de um escultor visionário.

Para desfrutar dessa maravilha, é preciso subir o lajedo a pé, mas o esforço compensa. Já na escalada, as pedras vão surgindo e aguçando a imaginação, numa brincadeira como aquela de interpretar a forma das nuvens. Tem pedras que parecem abóboras, outra que lembra um prato de sopa emborcado e a mais famosa delas é a cópia de um capacete.

Pedra e poça de água no Lajedo de Pai Mateus - Foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAA sensação, ao chegar lá em cima, é de completude, embora, no local, não haja nada além de pedras, algumas poças formadas pela chuva e um céu azul de doer que vai mudando de cor no fim da tarde, quando o sol começa a cair e projeta raios dourados sobre as pedras.

Ao perambular pela paisagem, descobrimos que, em alguns pontos, há inscrições rupestres atribuídas aos índios Cariris. Não são as mais definidas nem as mais bonitas que já se viu, mas diante de tanto deslumbramento, ninguém se importa com isso.Pedras e vegetação no Lajedo de Pai Mateus - Foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

A Lenda do Lajedo de Pai Mateus

Embora o lajedo reúna cerca de cem pedras, uma parece atrair mais os visitantes. Motivo: segundo os guias, foi o local de moradia do Pai Mateus – a figura lendária que acabou dando nome ao lugar. Era uma espécie de eremita que teria vivido ali em algum período do século 18, e acredita-se que curava as pessoas com ervas medicinais.

De acordo com a lenda, que alguns dizem ser baseada em um fato histórico, Pai Mateus não cobrava nada pelas curas e, quando alguém queria presenteá-lo, aceitava apenas comida.Pedras em forma de abóbora - Foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

Essa pedra onde teria vivido o Pai Mateus tem a forma de uma cumbuca invertida, com uma abertura semelhante às encontradas em cavernas. Lá dentro existe uma espécie de banco, que teria sido feito e usado como cama pelo eremita.

O segredo do Lajedo

A pergunta que qualquer um faz ao visitar o Lajedo de Pai Mateus é como aquilo tudo teria se formado. A resposta vem da Geografia: a paisagem foi construída pela erosão. As pedras, que são chamadas pelos especialistas de ‘matacões’Pedra em forma de capacete - Foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA, teriam mais de 5 milhões de anos, mas só começaram a ficar visíveis na medida em que a água, o vento e outros fenômenos geográficos foram desgastando as camadas por baixo das quais elas se escondiam. O trabalho contínuo da erosão seria também o responsável pelo arredondamento das pedras.Seria ingenuidade pensar que isso ocorreu apenas no Brasil. Em outras partes do mundo existem outros lugares com características semelhantes, como é o caso de Hoogar, na Argélia; Devils Marbles, na Austrália; Erongo Mountains, na Namíbia; e Parque Nacional dos Arcos, nos Estados Unidos, mas cada um deles tem sua própria configuração e aparência, o que faz com que o Lajedo de Pai Mateus continue sendo único.

Um cenário de cinema

Banco dentro da pedra ode teria vivido ai Mateus - Foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAA beleza e a raridade das pedras já seriam atributos suficientes para definirmos o Lajedo de Pai Mateus com aquele “lugar comum” que costumamos usar quando ficamos encantados com alguma coisa: “é de cinema!” Mas desta vez a frase não é metafórica. Tanto o lajedo como a sede do município onde as pedras estão localizadas são cenários cinematográficos de verdade.

Essa vocação começou a se concretizar na década de 1920, quando Cabaceiras foi cenário de “Ferração dos Bodes”, de Antônio Carrancas, e de “Sob o Céu Nordestino”, de Walfrido Rodriguez – uma espécie de portfólio da Paraíba que teria o objetivo de apresentar a beleza e o potencial do Nordeste ao resto do país.

Rua de Cabaceiras na Paraíba - Foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIADepois disso, as filmagens não pararam, mas foi preciso esperar algumas décadas até que Cabaceiras se firmasse definitivamente como cenário cinematográfico.

Isso ocorreu a partir da adaptação para o cinema da peça o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, pelo diretor Guel Arraes. A partir daí, as produções se multiplicaram e até 2012 já eram mais de 30, incluindo o premiado Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes e São Jerônimo, de Júlio Bressane, os filmes que utilizaram cabaceiras como locação. Além disso, vieram mini-series e novelas e, atras delas, o turismo.

Oitão de igreja em Cabaceiras - Foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAAlém da beleza natural do Lajedo de São Mateus e dos casarios coloridos da cidade que a Prefeitura ajuda os proprietários a preservar, foram determinantes para a escolha dos diretores a intensa luminosidade e o baixo índice pluviométrico da região – características que até então eram vistas como desvantagens por atrapalharem a Agricultura.

Por tudo que já foi rodado ali, Cabaceiras e seu Lajedo mereciam ter um slogan que lhe desse autonomia e reconhecimento como polo cinematográfico. Mas talvez por achar que a citação de um lugar famoso lhe traria maior divulgação, preferiram parodiar algo que já existe e que não é nosso. E, assim, a placa de boas vindas à cidade apresenta, com um certo deboche e um forte sotaque local, a sua nova marca: Roliúde Nordestina.1

Notas

Lajedo do Pai Mateus – Cabaceiras – Planalto de Borborema – Cariris Velhos – Paraíba – Brasil – América do Sul

Texto

Fotos

Para realizar esta matéria, o blog Lugares de Memória contou com

  • 1 - Apoio de Gustavo Moura
  • 2- Apoio institucional da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/ PRAC/COEX.

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
22 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Unknown
4 anos atrás

Não conheço pessoalmente. Lindo.

sonia pedrosa cury
4 anos atrás

Que legal, Sylvinha! Adorei saber disso… muito interessante, mesmo!

Celia Regina Moraes Leme
4 anos atrás

Muito interessante, não conheço.Reconheci o local pelos filmes. Lindo lugar.

Val Cantanhede
4 anos atrás

Que cenário incrivel dessa nossa roliude nordestina, Sylvinha!
Ainda não a conheço, a não ser por esses filmes, mas vou colocar no próximo roteiro de viagem pela nossa região.
Abraços
Val Cantanhede

hilda
4 anos atrás

Pra variar, Amei…

Unknown
3 anos atrás

Achei lindo, não conhecia e estou encantada com a reportagem . PARABENS

Cintia Vaz
Cintia Vaz
2 anos atrás

Que maravilhas essas rochas! São formações geológicas impressionantes. A história do pai mateus também gostei muito. Eu amo conhecer locações de filmes e fiquei ainda com mais vontade de conhecer o lajedo de Pai Mateus e suas esculturas naturais.
Obrigada pelo Post!

Luana Lopo
2 anos atrás

Que lugar interessante! Nunca tinha ouvido falar do Lajedo de Pai Mateus, mas agora já quero conhecer!

Fabíola
Fabíola
2 anos atrás

Ai que lindo conhecer o cenário do Auto da Compadecida, não sabia que tinha sido filmado em Cabaceiras. O Lajedo de Pai Mateus com essas esculturas naturais também vale demais a visita!

Alexandra
Alexandra
11 meses atrás

Adorei saber mais sobre o Lajedo de Pai Mateus e suas esculturas naturais, que parecem um cenário lunar. Vi alguns desses filmes que você falou mas não reparei que foram gravados lá. Vou até assistir de novo!

Cynara Vianna
11 meses atrás

Como estando tão perto nunca tinha ouvido falar no Lajedo de Pai Mateus! Entrou para minha lista de lugares para conhecer por perto de onde moro.