Segóvia: uma das moradas de São João da Cruz

Tempo de Leitura: 5 minutos

Atualizado em 09/03/2022 por Sylvia Leite

BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Matéria Segóvia - Foto PixabayA cidade espanhola de Segóvia costuma ser identificada turisticamente por seu enorme aqueduto romano, que reúne mais de 30 mil blocos de pedras e tem o título de Patrimônio Mundial da Unesco, ou por seu alcázar, que muitos acreditam ter inspirado Walt Disney na construção do Castelo de Cinderela. Somente um desses monumentos já seria suficiente para justificar uma visita à cidade, mas antes de qualquer beleza arquitetônica, Segóvia possui patrimônio imaterial por ter sido uma das moradas do místico cristão São João da Cruz (San Juan de la Cruz).

A permanência de São João na cidade durou pouco mais de três anos, mas foi suficiente para garantir que, séculos depois, Segóvia ganhasse a batalha travada com Úbeda, cidade onde faleceu, para abrigar seus restos mortais. O corpo parcialmente incorrupto do santo agora encontra-se em uma capela no convento dos Carmelitas Descalços.BLOG LUGARES DE MEMÓRIA - Matéria Segóvia - Foto Pixabay

A importância dada à sua passagem por Segóvia deve-se, provavelmente, à criação desse convento por ele e por Santa Teresa D’Ávila. Naquele momento Segóvia era um importante centro econômico e Santa Tereza estava iniciando, com sua ajuda, a disseminação de uma nova doutrina espiritual.

Segóvia abriga o nono convento

Antes de estabelecer-se em Segóvia, consta que São João acompanhou Santa Tereza D’Ávila na criação de 17 conventos de freiras e frades Carmelitas Descalços. Segóvia foi o nono lugar a receber um desses monastérios. A primeira foi Ávila, na província de mesmo nome onde nasceram os dois místicos: ela na própria cidade e ele no município de Fontiveros.

Alcázar de Segóvia - Foto Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAOs carmelitas descalços foram chamados assim porque preocupavam-se em desfazer-se de todos os bens materiais chegando ao ponto de abrir mão do uso de sandálias, que era o calçado comum entre os religiosos da época.

Sua doutrina mística incluía três patamares ( há quem fale em quatro), que começavam com uma espécie de estado meditativo, marcado pela dissolução da vontade, e iam aprofundando-se até alcançar o arrebatamento total, quando a sensação de estar no corpo é totalmente eliminada.

Os votos de extrema pobreza e as práticas místicas dos carmelitas descalços provocaram críticas e até perseguições por parte dos carmelitas calçados (a ordem tradicional). São João da Cruz chegou a ser preso duas vezes nos conventos de Medina del Campo e Toledo. Durante a segunda detenção, resolveu dedicar-se à poesia mística e criou mentalmente, pois não tinha meios para escrever, as 31 primeiras estrofes do poema CânticoConvento dos Carmelitas descalços - Foto Divulgação - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA Espiritual.

O poeta São João da Cruz

Considerado o mais importante e representativo poema do místico espanhol, o “Cântico espiritual” narra a jornada da alma desde o despertar de seu amor por Deus até o matrimônio espiritual.

¿Adónde te escondiste,
amado, y me dejaste con gemido?
Como el ciervo huiste,
habiéndome herido;
salí tras ti, clamando, y eras ido.

A um certo ponto do trajeto, a alma bebe o vinho da sabedoria divina e experimenta a embriaguez, que a faz  esquecer tudo o que sabia até ali.

Padrão geométrico na cúpula da tumba de São João da Cruz - Foto Divulgação - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

En la interior bodega
de mi amado bebí, y cuando salía,
por toda aquesta vega,
ya cosa no sabía
y el ganado perdí que antes seguía.

Segóvia um reduto do Sufismo?

O simbolismo do vinho e da sensualidade presentes nos versos de São João da Cruz foram muitas vezes mal interpretados, levando-o a ser acusado de heresia. Por outro lado, esses dois elementos aproximam seus poemas de expressões místicas das mais diversas tradições, entre as quais se inclui a própria Bíblia que, em seu Antigo Testamento, tem um livro dedicado à celebração do amor sexual entre dois amantes: o Cântico dos Cânticos.

Entre os poetas que também utilizaram as imagens do vinho e do amor sensual em suas obras encontram-se Ibn Arabi e Jalaludin Rumi, ambos filiados ao Sufismo, a tradição mística do Islã. Não há provas de que tenha havido qualquer contato entre São João da Cruz e os místicos sufis, mas inúmeros textos afirmam a existência dessa relação. E, coincidentemente, a cúpula da capela onde encontram-se os seus restos mortais é decorada com um padrão geométrico inserido em um polígono de oito Igreja atribuída aos Templários - Foto Pixabay -BLOG LUGARES DE MEMÓRIA lados, que pode ser observado em inúmeros monumentos islâmicos.

Outro sinal que talvez possamos tomar como indício de que os sufis estiveram em Segóvia e, talvez por isso, em contato com São João da Cruz, é a existência na cidade de uma igreja atribuída aos Templários. Embora a Ordem dos Cavaleiros fosse uma instituição da Igreja Católica, um dos motivos que mais contribuíram para a sua extinção foi a acusação de que teriam relações muito próximas com místicos islâmicos.

Seja qual for a resposta a essas dúvidas, nada irá tirar de Segóvia a condição de morada de São João da Cruz e os elementos que compõem sua trajetória podem nos ajudar a perceber a riqueza histórica da cidade e a não deixar escapar, durante a visita, as diferentes sensações que podem ser experimentadas em cada um desses lugares.

Notas

Segóvia – Província de Segóvia – Comunidade Autônoma de Castela e Leão – Espanha

Texto

Fotos

  • ( 1, 2 3 e 7) Pixabay - licença CC0
  • (4, 5 e 6) Divulgação
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
24 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Unknown
5 anos atrás

Sensacional. Como sempre.

Unknown
5 anos atrás

Maravilhoso esta semana. Aliás uma delícia ler seus escritos. Você transmite seu pensamento com uma leveza ímpar. Parabéns.

Unknown
5 anos atrás

Maravilhoso!!

Margareth
5 anos atrás

Que encantador!

Mercedes Silva
5 anos atrás

Maravilha! Cultura na melhor versão, Sylvinha! Parabéns!

Jane Alves
5 anos atrás

Muito bom seu texto, Sylvinha. Conciso e abrangente, como é seu estilo, nos abre caminho para querer saber mais sobre São João da Cruz, Santa Tereza d'Ávila, Segóvia… haja tempo para perseguir todos os assuntos nos quais seu blog nos inicia.

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

Aprendi muito com esse texto sobre Segóvia. Santa Teresa D'Avila e São João da Cruz são grandes místicos da Igreja Catolica e é por demais interessante saber o quanto eles pensaram e viveram à frente de seu tempo.
Augusta Leite Campos

Neilton Santana
Neilton Santana
5 anos atrás

Mais um belo texto e como sempre trazendo informações mais que interessantes dos lugares indicados.

Márcio Rezende
5 anos atrás

Mais uma postagem interessante e de excelente conteúdo. Segóvia é um lugar realmente incrível. Parabéns pela qualidade e diversidade da pesquisa, Sylvinha

Maria Helena
5 anos atrás

Gostei muito Sylvia. Não conhecia tantos detalhes sobre São João da Cruz. Tudo bem descrito e detalhado, como sempre. O Cântico Espiritual, lindo. Santa Tereza D'Ávila e as Carmelitas Descalças, Cântico dos Cânticos,valeu prima, aprendi bastante . Parabéns.

Maria Helena
5 anos atrás

Esqueci de falar sobre Segóvia, linda cidade.

Val Cantanhede
5 anos atrás

Que deleite ler esse texto, Sylvinha!
Muito interessante e factível a possibilidade de interlocução entre o grande místico católico e os sufis.
Abraços,
Val Cantanhede