Newgrange: simbolismo e sofisticação na Pré-história

Tempo de Leitura: 6 minutos

Atualizado em 11/11/2023 por Sylvia Leite

Alinhamento do sol com templo em Newgrange na Irlanda - Foto de divulgação - BLOG LUGARES DE MEMORIA Pouca gente tem a sorte de assistir, mas todo mês de dezembro, no solstício de inverno do hemisfério Norte (dia 21 ou 22) o sol entra por uma claraboia, percorre um corredor de 19 metros e ilumina uma câmara. O espetáculo dura cerca de 15 minutos e faz de Newgrange, onde acontece o fenômeno, um dos pontos mais visitados da Irlanda em qualquer mês do ano.

A construção pré-histórica está localizada no vale do Rio Boyne, Condado de Meath, no Leste do país, e pouco se sabe sobe ela. Como o fenômeno descrito acima marca o início do inverno e, portanto, define as estações, pode ser considerada um relógio ou observatório solar. Mas lá dentro foram encontrados ossos humanos – uns queimados, outros não – o que sugere seu uso como tumba e altar de sacrifício. Estudos recentes indicam que aliNewgrange - detalhe - Foto de Sylvia Leite- BLOG LUGARES DE MEMÓRIA também eram realizados rituais e cerimônias religiosas, o que mudou sua classificação para templo.

Segundo inúmeras fontes, o prédio foi erguido no período Neolítico1 ou Idade da Pedra Polida, fase da pré-história em que ainda nem se utilizavam os metais, e seus construtores foram provavelmente agricultores. Isso teria ocorrido por volta de 3.200 antes de Cristo – antes, portanto, de Stonehenge, na Inglaterra, e das Pirâmides de Gizé, no Egito – o que lhe confere a condição de monumento mais antigo da terra ou, pelo menos, um dos mais antigos.

Newgrange: sofisticação na simplicidade

À primeira vista, o templo de Newgrange parece um observatório moderno, com cerca de 80m de diâmetro e 13m de altura, mas um detalhe o diferencia de construções comuns: a cobertura de terra com grama por cima. Caso não Vista externa de Newgrange - Foto de Richard Gallagher em wikimedia - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAhouvesse o contorno de pedras aparentes, que delimita sua forma circular, passaria por um monte. Foi isso, aliás, que aconteceu por vários séculos depois que a grama desceu, cobrindo as pedras e escondendo totalmente o edifício, que só foi encontrado em 1699. Sua aparência externa atual é resultado de uma restauração feita na década de 1960 com base no que os arqueólogos acreditam ter sido a forma original.

É por dentro, onde tudo permanece intacto, que a estrutura mais impressiona. Um teto composto apenas de pedra, sem qualquer cimento ou rejunte, sustenta cerca de 200 mil toneladas de outras pedras e a grossa camada de terraVista lateral e passagem da luz na tumba - Imagem de divulgação - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA gramada. Além de aguentar o peso, esse teto é impermeável, de modo que 5 mil anos depois não existe ali qualquer sinal de vazamento.

É surpreendente, também, a precisão com que o monumento está alinhado em relação ao nascer do sol no dia mais curto do ano e a maneira como a luz penetra pelo corredor, indo até a câmara que está localizada quase vinte metros adiante. Para que tudo isso ocorra, o templo possui uma inclinação (linha branca na parte de cima do desenho) e foi aberta uma claraboia em sua parede frontal (na foto, a abertura quadrada em cima da porta).

Entrada do monumento - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIALendas e simbolismo

De acordo com estudos sobre a religiosidade irlandesa na Pré-história, a entrada anual da luz nas entranhas da tumba pode ter representado para aqueles agricultores um encontro do Deus Sol com a Deusa Terra, que resultava na fertilidade da região. Outro significado atribuído ao fenômeno seria a libertação dos mortos, ali enterrados, do inverno eterno.

O edifício faz parte do conjunto arqueológico de Brú na Bóinne (casa ou mansão de Bóinne, em referência ao rio Boyne), que foi tombado pela ONU em 1993 como Patrimônio da Humanidade e inclui outros monumentos pré-históricos da mesma época, também usados como túmulos: Douth e Knowt. O primeiro, assim como Newgrange, está alinhado ao solstício de inverno e o último está alinhado com os equinócios -Brú na Bóinne é cercado de lendas e mitos, tanto da época de sua construção como do período Celta que veio a seguir. Há uma enormePedra com inscrições - Foto de gosiagarkowska2 em Pixabay - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA variação de dados, mas entre os que se repetem está a relação dos três sítios com Dagda, o Deus Bom, sua esposa Boann e o filho Boengus, considerados seres sobrenaturais e possuidores de poderes sobre-humanos.

Uma das narrativas afirma que o conjunto arqueológico era um dos Sídhes ou morada dos Tuatha Dé Danann (povos da deusa Danu), que teria sido o quinto grupo de habitantes da Irlanda. Outra lenda, às vezes interligada à primeira, indica que nesse edifício nasceu o herói Cú Chulainn, presente nas lendas épicas irlandesas conhecidas como Ciclo de Ulster e frequentemente comparado ao grego Herácles (Hércules) e ao persa Rostam.

Arredores do monumento - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAAlém de mitos, o local concentra símbolos. Figuras geométricas estão gravadas no interior do edifício e nas pedras que o rodeiam, inclusive a que protege a porta de entrada. São triângulos, losangos, círculos e espirais. A forma mais comum é um conjunto de três espirais interligadas que, segundo alguns estudiosos, pode representar as três construções que integram o complexo de Brú na Bóinne, mas há também outras versões que dão aos desenhos significados astronômicos ou espirituais.

Especula-se, ainda, sobre as pedras verticais cravadas em volta do edifício – com configuração estrutural semelhante às de Stonehenge e à dos moais da Ilha de Páscoa – conhecidas como menirs, que podem ter funções astronômicas ou representar totens.

Arredoresdo munumento - Foto de Sylvia Lite BLOG LUGARES DE MEMÓRIAA observação do solstício

É possível visitar Newgrange durante o mês de dezembro, mas como a procura é grande, foi criada uma espécie de loteria que define por sorteio quais dos inscritos poderão ir ao local no dia do solstício. Lá dentro cabem apenas dez pessoas. Para quem faz a visita em outras ocasiões, há uma simulação com luz artificial que, obviamente, não substitui o espetáculo original e na opinião de alguns até quebra um pouco o clima.

Saber da existência do fenômeno, conhecer as lendas e visitar o local, por dentro e por fora, seja em que época for, já proporciona o que talvez seja o mais importante: entrar em contato com a realidade de um povo de quem pouco sabemos, mas que viveu em comunhão com a natureza e conhecia pelo menos alguns de seus segredos.23

Notas

  • 1 Apenas para esclarecimento, a definição do período Neolítico varia a depender da fonte e, na maioria delas, o ano de 3.200 já corresponde à Idade dos Metais. Mesmo assim, em todos os textos acessíveis sobre Newgrange constam a data de 3.200 e a localização do prédio no período Neolítico, o que não destoa da construção, que é feita essencialmente de pedra.
  • 2 Leia, aqui no blog, outras matérias sobre lugares da Irlanda: Dublin / Guiness / Kilkenny
  • 3 Leia, também, sobre sítios arqueológicos em outras partes do mundo: Mikonos / Tulum / Teotihuacan / Oráculo de Delfos /Troia / Éfeso / Pérgamo / Teatro de Epidauro

Newgrange – Vale do Boyne – Condado de Meath – Irlanda – Europa

Texto

Fotos

  • (1) Divulgação
  • (2, 5, 7 e 8) Sylvia Leite
  • Richard Gallagher em Wikimedia - CC BY-SA 3.0
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
22 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

Amei a viagem de hoje, com certeza marcarei como um destino desejado. Gratidão por nos proporcionar grandes aventuras e experiências, amo viajar e conhecer lugares novos… Bjos �� Dione Rodrigues

sonia pedrosa cury
5 anos atrás

Muito legal, Sylvinha! Amo a Irlanda, acho que já tive uma encarnação por lá…!

Sidney Menezes
5 anos atrás

Fantástico Silvinha. Cada linha que você tem disponibilizado, certamente um aprendizado para todos.

Margareth
5 anos atrás

Que demais!

Sílvia
5 anos atrás

Essa foto, ah essa foto….lindíssima!

Maria Helena
5 anos atrás

Oi Sylvia, só você mesmo,para me dar a oportunidade de conhecer (saber) a existência de um local tão impressionante. Tudo bem explicado. Parabéns.

Hebe
Hebe
1 ano atrás

Ainda não conheço a Irlanda, mas com certeza gostaria de ser uma das sortudas para conhecer o Newgrange no dia do solstício, deve ser incrível a experiência né?

ALEXANDRA MORCOS
ALEXANDRA MORCOS
4 meses atrás

A Irlanda é um país místico e intrigante, que sou louca para conhecer! Ainda não fui, mas está na minha lista. Obrigada por compartilhar dicas valiosas sobre lá, adorei saber sobre Newgrange.

Cintia Grininger
Cintia Grininger
4 meses atrás

Como a Irlanda é surpreendente! Não sabia desse templo em Newgrange nem que era mais antigo que as pirâmides. Incrível como esse lugar sobreviveu ao tempo.

Cynara Vianna
3 meses atrás

Meu marido está ansioso para conhecer a Irlanda, estamos começando a planejar um roteiro pelo país. Mostrei esse post pra ele e ficou todo animado, disse logo “inclui Newgrange em nosso roteiro :).

Pierre
Pierre
3 horas atrás

Que blog maravilhoso, estou encantado com a viagem pelas palavras e suas memórias. Indicando para as amizades que amam viajar – tanto no sentido físico quanto subjetivo <3