Catedral de sal: um convite ao recolhimento

Tempo de Leitura: 5 minutos

Atualizado em 14/02/2022 por Sylvia Leite

Túnel de entrada da Catedral de Sal - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAA visita começa por um túnel que leva a um enorme corredor. Pouco a pouco vamos nos acostumando ao ambiente escuro, úmido, silencioso e com um cheiro muito próprio. A jornada é longa, mas depois de caminhar alguns metros perdemos a noção do tempo e experimentamos um espaço ao mesmo tempo acolhedor e inquietante. Assim é a entrada da Catedral de Sal.

Enquanto avançamos, vamos observando as 14 estações da Paixão de Cristo representadas simbolicamente por cruzes esculpidas em diversas formas e tamanhos no próprio sal. Na terceira estação, quando Cristo deixa cair a cruz pela primeira vez, no lugar de uma escultura temos o símbolo vazado em uma parede de sal, representando sua ausência.

Não é preciso ser cristão, ou conhecer a Bíblia, para se encantar com o espetáculo oferecido pela Catedral de Sal. Depois da Via Sacra, encontra-se a cúpula da catedral – alegoria do contraste entre o céu e a terra. Seguindo em frente, encontramos também esculturas de anjos e um grande presépio.Cruz de sal - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

A chegada ao centro da catedral é impactante pela beleza e pelas dimensões. A nave central é ancorada por quatro enormes colunas que representam quatros dos Doze Apóstolos: Lucas, Marcos, Mateus e Paulo, considerados os pilares da fé cristã.

Atrás do altar, ergue-se uma cruz de 16 metros de altura por 10 de largura e 80 cm de espessura. Segundo os colombianos, é a mais alta do mundo em espaço subterrâneo e embora pareça ter volume, foi esculpida em baixo relevo na parede de sal (foto ao fim do texto).

No chão, antes dos bancos, uma homenagem a Michelangelo com a reprodução de uma das cenas pintadas por ele na Capela Sistina 1– o nascimento de Adão – talhada em mármore pelo escultor Carlos E. Rodríguez Arango.Nave da Catedral  de Sal- Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

A catedral está localizada a 180 metros da superfície e para alcançar o seu centro é preciso andar por mais de um quilômetro dentro da mina.

A obra foi inaugurada em 1995. Antes havia outra catedral, concluída em 1954, que precisou ser interditada por questões de segurança. Mas a história não começa aí. Antes disso, muita água rolou e, com ela, muito significado.

Simbolismo, história e contexto

O cloreto de sódio – todo mundo sabe, embora pouco se reflita sobre isso – está presente de diversas formas em nosso dia a dia. Além de ser um realçador de sabor na culinária de inúmeras culturas, é conhecido também por sua função de limpeza e conservação. O sal grosso é usado em escalda pés e banhos de descarrego. Salgar a carne é uma forma de aumentar sua duração e, na Grécia Antiga, usava-se a metáfora “já comemos muito sal juntos” para indicar uma amizade muito antiga.

Reprodução de cena da Capela Sistina - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIANa economia, o sal já teve o mesmo valor do ouro. No Império Romano era usado na remuneração dos soldados, o que fez surgir a palavra salário, que vem do latim salarium argentum, ou salário prata, que significa pagamento em sal.

Em função de suas aplicações práticas, o sal passou a ter extrema importância nas civilizações e a integrar o simbolismo de algumas tradições. Na Alquimia, por exemplo, “é a substância e o princípio fixo de tudo o que existe”. Acredita-se que ele dissolve e coagula todas as coisas. No Antigo Testamento, o sal carrega o simbolismo de firmeza e durabilidade. A aliança de Deus com seu povo é chamada de “aliança de sal”. Assim como é inerente a todas as coisas, o sal também tem seu uso negativo, e isso está impresso inclusive no livro sagrado. Após a destruição de uma cidade, por exemplo, jogava-se sal em seu solo como uma espécie de maldição, no intuito de estabelecer apresépio - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA infertilidade. Foi assim no Brasil, durante o massacre aos integrantes da Inconfidência Mineira 2. Depois de matarem e esquartejarem Tiradentes, os repressores ordenaram que sua casa fosse destruída e o local salgado para que ali não vingasse mais nada.

Com tantas serventias e crenças a seu respeito, o sal foi extraído da natureza desde épocas remotas, das mais diversas formas. Em Zipaquirá, município próximo a Bogotá, onde está localizada a catedral, as reservas existem há milhares de anos e são exploradas desde o período pré-colombiano pelos nativos Muíscas.

Naquela época, o processo era simples e artesanal. Sem tecnologia de extração direta, os nativos usavam potes para colher a água salobra, que deixavam evaporar, restando apenas uma pedra de sal.

Após o descobrimento, os exploradores artesanais passaram a trabalhar, escravizados, sob o comando dos conquistadores e a técnica da evaporação foi trocada inicialmente pela raspagem das pedras e, tempos depois, pelas escavações.

Escultura que representa a Anunciação - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAO sal fez Zipaquirá crescer e tornar-se a principal cidade da Colômbia, tanto que foi lá que Gabriel Garcia Marques estudou e cultivou sua paixão pela literatura, mas isso é assunto para outra matéria.

Catedral de Sal : de templo a monumento

O ambiente escuro, úmido e isolado das minas é um convite à interiorização e é possível que os Muíscas realizassem seus ritos nas galerias subterrâneas, mas se isso de fato aconteceu, não sobrou nenhum registro.

O que se tem notícia é que, tempos depois, quando os escravos indígenas foram substituídos por trabalhadores cristãos, as minas passaram a ser usadas também como templo religioso.Catedral de Sal - Foto de Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

A catedral, inicialmente idealizada como capela, foi consequência disso tudo e da devoção a Nossa Senhora do Rosário, protetora dos mineiros. Como a história não para, o que antes era um simples lugar de oração, hoje figura como a primeira maravilha da Colômbia, visitada por turistas do mundo inteiro, e até indicada para concorrer ao título de uma das sete maravilhas do mundo.

Como a primeira construção precisou ser interditada, houve um cuidado especial na concepção da basílica atual. Embora ainda exista exploração de sal, o trabalho é feito em outra parte da mina e, segundo os responsáveis pelo complexo, não representa nenhuma ameaça aos visitantes da Catedral de Sal.3

Notas

Catedral de Sal – Zipaquirá – Colômbia – América do Sul

Texto

Fotos

  • Sylvia Leite
Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
49 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Marcelo Prates
5 anos atrás

Olá querida Sylvia Leite adorei como sempre. Incrível esse lugar. Não conhecia, fiquei curioso e a fim de conhecer. Parabéns mais uma vez por nos proporcionar uma viagem fantástica através da sua narrativa e das imagens.

Virginia Finzetto
5 anos atrás

Muto legal essa história… Colômbia, um país que ainda quero visitar. beijos, Sy.

Neilton Santana
Neilton Santana
5 anos atrás

Se já desejava conhecer a Colômbia a sua reportagem serve para reforçar esse desejo. Mais uma vez parabéns,

Liliana Díaz Silva
5 anos atrás

Muy buena historia y excelente como la relatas, como siempre. Abrazo

Maria Helena
5 anos atrás

Uma viagem fantástica. Gostei muito. Como não teria coragem de fazer, pois não gosto de lugares tipo cavernas, você me concedeu a oportunidade de conhecer tantas coisas maravilhosas. A sua maneira de escrever nos leva a participar. Parabéns.

Unknown
5 anos atrás

Parabéns Silvinha..
Conheci esse lugar, realmente muito interessante.. parabéns

Unknown
5 anos atrás

que lugar mais lindo!

Margareth
5 anos atrás

Amei essa matéria! O lugar deve ser incrível!

SOBRAL j
SOBRAL j
5 anos atrás

Absurdo. Tão improvável quanto atraente.
Delícia de leitura.
Parabens

Unknown
5 anos atrás

Parabéns, texto maravilhoso!

Celia Regina Moraes Leme
5 anos atrás

Taí outro lugar curioso para se conhecer! Gostei. Beijos

Unknown
5 anos atrás

Visitei a Catedral do Sal. Foi o passeio mais emocionante da minha vida.A iluminação,a narrativa e tudo o mais é digno de grande admiração.

Virena Maria Duren
3 anos atrás

Gostei de ler os relatos. Bolívia tem mesmo relação com o sal. O Salar de Uyuni é um exemplo.
Preciso conhecer esta catedral.

Unknown
3 anos atrás

Maguinifico maravilhas gostei muito mesmo

Cynara Vianna
1 ano atrás

Fomos à Colômbia, mas não conseguimos incluir a catedral de Sal em nosso roteiro. Como pretendemos voltar ao país, com certeza não ficará de fora, cada vez que leio mais sobre ela fico com mais vontade de conhecer.

Alexandra
Alexandra
1 ano atrás

Que interessante essa catedral de sal! Ela deve transmitir uma energia muito positiva e muita paz!

Cintia GRININGER
Cintia GRININGER
1 ano atrás

Que lugar incrível! Não conhecia nada sobre a Catedral de Sal – embora soubesse que a Colômbia sempre teve tradição na extração de sal. Que pais cheio de surpresas, não é mesmo? Adoro o jeito como vc escreve, me faz sentir como se estivesse realmente visitando os lugares!

Deyse
Deyse
1 ano atrás

Uau, estou encantada, fascinada. Muito interessante conhecer sobre a Catedral de sal. Estou impressionada com a edificação. Realmente é um convite ao recolhimento

ANGELA MARTINS
ANGELA MARTINS
1 ano atrás

Não conhecia essa Catedral de Sal na Colômbia. Muito interessante seu post!

Sonia Pedrosa
1 ano atrás

Muito legal, deu vontade de conhecer! Ainda vou à Colômbia!

Hebe
Hebe
1 ano atrás

Você como sempre arrasando nos posts. Adorei saber mais sobre a Catedral do Sal. que lugar incrivel deve ser, né?

Alexandra
Alexandra
1 ano atrás

Muito interessante essa catedral de sal! Fiquei encantada com a reprodução do nascimento de Adão! Esse lugar certamente merece ser visitado!

Marcela
Marcela
11 meses atrás

Que incrível a Catedral do Sal! Não conhecia. Vou para a Colômbia no fim do ano e aproveitar pra visitar.