Oficina Brennand: lugar de transmutação

Tempo de Leitura: 6 minutos

Atualizado em 09/11/2022 por Sylvia Leite

Entrada da Oficina Brennand - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMORIAd - Foto Gustavo MouraUm túnel verde faz a passagem entre o mundo real do Recife e o universo mágico da Oficina Brennand, localizada no bairro da Várzea, subúrbio da cidade, ao lado de remanescentes de Mata Atlântica e à margem do rio Capibaribe. O impacto da visita é proporcional ao potencial ‘alquímico’ do lugar, que se irradia no tempo e no espaço.

A primeira transmutação ocorreu muito antes de sua constituição como oficina artística e atingiu o próprio Francisco Brenand, seu criador, que saiu do Brasil aos 21 anos para estudar pintura na Europa acreditando que a cerâmica fosse uma arte menor. Bastou uma semana em Paris para aquele desdém se transformar em desejo de realização. Convidado pelo artista plástico Cícero Dias a visitar uma exposição de Picasso, ficou surpreso ao constatar que em vez de quadros, o mestre da pintura estava expondo uma coleção de aproximadamente 300 cerâmicas. Nesse dia, Brennand jurou que quando voltasse ao Brasil se dedicaria com seriedade àquela forma de arte que ele havia desprezado.

Portais na Oficina Brennand - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMORIAd - Foto Gustavo MouraDepois veio a transmutação física dos materiais, repetida cada vez que se acendia um forno para que a argila retirada da terra fosse transformada. E dali saiam esculturas de inspiração totêmica, ladrilhos sobre os quais eram pintados os murais ou simples peças de pisos e revestimentos que, vendidas, bancariam os custos iniciais de todo esse complexo.

A terceira diz respeito a nós, os visitantes. Gostemos ou não de suas formas e cores, é impossível não mudar o estado interno, seja por arrebatamento ou por incômodo, diante de tamanha riqueza de significados. Tanto os ambientes internos como os jardins, estão repletos de alusões a seres mitológicos e a símbolos culturais e religiosos das mais diversas tradições.

A capela cristã, por exemplo, convive com figuras da mitologia greco-romana, lagartos, basiliscos, monstros e um Templo do Sacrifício que remete ao massacre das civilizações pré-colombianas. Para Visitantes conversam com o artista - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMORIAcompletar, em todo o complexo está presente a marca da oficina que traz a imagem do arco e da flecha de Oxóssi, uma das divindades africanas.

O que parece imprimir unidade ao conjunto é a ideia de reprodução, expressa na maioria das vezes por meio de formas sexualizadas e vista por Brennand como o veículo para obtenção da imortalidade e da eternidade: “As coisas sobrevivem porque se reproduzem”, diz. Nesse conceito, se fundamentam todas as obras e todos os temas que as permeiam.

O ovo como matriz

A imagem central é a do ovo, considerado pelo artista como o ponto de partida de seu trabalho e de seu pensamento e explorado incansavelmente em dezenas de peças. Ora aparece inteiro, ora em rebentação. Algumas vezes dá contorno à escultura, em outras aparece como detalhe; mas todos parecem responder a uma matriz, localizada na praça das esculturas.

Totens no pátio interno da oficina - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMORIA

Ali, dentro de um mini templo de cúpula azul, encontra-se um ovo suspenso que concentra todos esses significados. Para protegê-lo, foi erguida uma muralha repleta de sentinelas. São os Pássaros Roca – figuras criadas por Brennand e batizadas com esse nome em alusão à ave mítica da história de Simbad, o Marujo, incluída no Livro das Mil e Uma Noites.

Além das esculturas e da parte arquitetônica, a Oficina Brennand abriga centenas de pinturas e desenhos do artista. Ele não confirma, mas calcula-se que existam ali cerca de duas mil obras. O número pode parecer exagerado, mas torna-se mais realista ao constatarmos que a área total da oficina chega a 15 mil m² e que nesse espaço funcionam uma galeria (Academia), um espaço para eventos (Estádio), dois templos, um auditório, um café, uma loja, uma capela restaurada por Paulo Mendes da Rocha e jardins projetados por Burle Marx que incluem fontes e espelhos d’água.

Monumento no pátio da oficina - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMORIAA herança familiar na Oficina Brennand

A atual Oficina Brennand foi erguida em 1971 a partir da restauração dos galpões abandonados da Cerâmica São João, fundada por seu pai em 1917. Assim como o filho, Ricardo Brennand não tinha motivação comercial. Era proprietário de usinas de açúcar e queria a fábrica de telhas e tijolos somente por paixão, pois colecionava porcelana e obras de arte.

Com esse histórico, Francisco teve campo fértil para desenvolver seu talento. Quando criança, brincava com os irmãos na olaria e já percebia ali um clima de mistério, olhando para os fornos com se fossem catacumbas. Também nesse lugar, conviveu com o artista plástico Abelardo da Hora, que trabalhou na fábrica, e aprendeu com ele a fazer esculturas.

Aos 15 anos, foi encarregado pelo pai de acompanhar a restauração de obras de arte que ele havia comprado de um colecionador. O restaurador contratado era o artista Plástico Cícero Dias, que anos depois aconselharia seu pai a enviá-lo a Paris.

Em pouco tempo, os dois tornaram-se amigos e Francisco gazeava aula para vê-lo pintar. Por causa dessa convivência, tornou-se amigo de outros artistas mais velhos, como Mário Nunes, Baltazar da Câmara, Murillo La Greca,Ateliê de Francisco Brennand - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMORIA todos fundadores da Escola de Belas Artes do Recife, e pintava com eles nas tardes de domingo depois de almoçarem todos juntos na casa da família Brennand.

Quando decidiu construir sua oficina a partir das ruínas da fábrica, Brennand não tinha recursos e não recebeu apoio financeiro da família, mas pôde contar com duas heranças que o pai lhe repassara ainda em vida: a paixão pela arte e as ruínas da olaria. A partir dessa base, e do desejo de povoar o local com suas obras, conseguiu custear a oficina artística a com a produção de ladrilhos industriais que logo fizeram sucesso entre os arquitetos e possibilitaram a construção desse impressionante museu.

Francisco Brennand em sua oficina - Foto de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMORIAEm busca do eixo do mundo

Nos últimos anos de vida, Francisco já não fazia mais esculturas. Como nos primeiros tempos, dedicava-se apenas a pintar e a escrever. Em 2016, lançou o Diário de Francisco Brennand, organizado em quatro volumes pela sobrinha neta Mariana, que ficou entre os dez finalistas do Prêmio Jabuti 2017 na categoria Biografias.

Mesmo com a redução da atividade artística, Brennand seguiu mudando constantemente a sua oficina e dizia que continuava, mais do que nunca, a se sentir influenciável e receptivo, aberto a transmutações.

Embora tenha morado dez anos na Europa e feito mais de 90 exposições pelo mundo afora, elegeu a Várzea como o centro do mundo. Foi aí, no seu ‘bosque sagrado’, que ele continuou vivendo e produzindo como sempre, “no fio da navalha, na corda bamba, tentando coincidir com o eixo do mundo” porque, segundo acreditava, “é aí que o artista encontra a verdade”. Brennad faleceu aos 92 anos, em dezembro de 2019.1

Notas

Para saber mais

  • Conheça um pouco da cidade onde está localizado o Museu Brennand no texto O que fazer em Recife, do Blog Roteiros para Viajantes

Esculturas de Francisco Brennand - Fotos de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMORIA
Esculturas de Francisco Brennand - Fotos de Gustavo Moura - BLOG LUGARES DE MEMORIA

Oficina Brennand – Várzea – Recife – Pernambuco – Brasil – América do Sul

Texto

Referências

Sugestão de leitura

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
23 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Unknown
5 anos atrás

Amei. Não tive oportunidade de conhecer ainda. Agora com seu relato aguçou a minha curiosidade

Maria Consuelo
5 anos atrás

Lindo demais!

Neilton Santana
Neilton Santana
5 anos atrás

Como sempre você consegue transmitir de forma clara e consistente a história dos lugares visitados. Já estive lá anos atrás, bom relembrar desse lugar mágico.

Elizete Cordeiro de Miranda
5 anos atrás

Que história maravilhosa! Que lugar maravilhoso! Quero conhecer …

Unknown
5 anos atrás

Tive a honra de não apenas conhecer esse lugar maravilhoso, como também participar da gravação do DVD acústica da banda O Rappa. Momentos eternizados no meu coração e na minha memória

sonia pedrosa cury
5 anos atrás

O espaço Brennand é, realmente instigante! Belo registro, Sylvinha!

Unknown
5 anos atrás

Muito, muito legal! Eu não conhecia o Brennand e seu trabalho situado nesse local! Uma aventura de descobrimento, principalmente para alguém que, como eu, é um eterno estudante da Psicanálise e dos simbolismos!

Maria Helena
5 anos atrás

Oi prima demorei mas estou aqui e encantada com todos os detalhes desse local tão precioso. Estive em Recife algumas vezes a trabalho na minha juventude e não conheci. Curto muito a sua maneira de escrever e ainda nos dá a oportunidade de ler sobre as pessoas que você menciona. Muito bom. Sou sua admiradora nesse seu novo trabalho. Parabéns.

Celia Regina Moraes Leme
5 anos atrás

Agora fiquei com vontade de conhecer. Você me aguçou Sylvia. Beijos

Unknown
5 anos atrás

Conhecia o trabalho de forma mais específica pela diversidade e beleza das cerâmicas e não pelas obras de arte criadas por ele . Nunca tive oportunidade de ir na oficina e ver essa criação . Com certeza após essa postagem estará no meu roteiro !!! Bjs

Unknown
5 anos atrás

Já fui e é um dos lugares mais mágicos que já visitei.
Nada se compara a esse templo de arte cerâmica e divindades.
Pretendo voltar para rever essa maravilha.

Fabíola Moura
2 anos atrás

Não importa quantas vezes você for à oficina de Brennand, sempre vai sair impactado. Eu penso que nem é uma questão de gostar ou não das obras, já que é tudo tão diferente e surreal que chega a hipnotizar. Um legado para a arte brasileira.