Óbidos: palco de história, lenda e literatura

Tempo de Leitura: 4 minutos

Atualizado em 11/02/2022 por Sylvia Leite

Muralha de Óbidos, Portugal - foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAEntrar em Óbidos à noite, fora dos períodos festivos, é como cruzar um portal do tempo presente para a Idade Média. Vielas vazias, escuras e silenciosas dispostas entre as muralhas, abrigam casas enfeitadas com flores naturais, tendo como pano de fundo um castelo construído pelos romanos e fortificado pelos árabes. Os tons são pastéis e a atmosfera é de sonho.

No dia seguinte, a realidade começa a surgir no colorido das flores e no interior das casas que, agora sabemos, são em sua maioria lojas, pousadas e restaurantes. O vazio da noite é substituído pelo ir e vir de turistas. Para recuperar a atmosfera medieval, é preciso ir até as muralhas e perambular por elas como se fôssemos guardas reais.

Embora pequena, Óbidos está repleta de lugares que podem prolongar a sensação experimentada nas muralhas como igrejas, museus, um aqueduto e uma capela encravada no portão principal da cidade, forrada de azulejos que exibem cenas da paixão de Cristo.

Beco de Óbidos - foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIAEsse clima medieval preservado ao longo dos séculos proporciona à cidade a sua principal fonte de renda: o turismo. A outra vem do licor de Ginja ou Ginjinha, feito com uma espécie de cereja selvagem abundante na região e servido tradicionalmente com uma fruta curtida no fundo do copo. Para aumentar o atrativo turístico, passaram a ser usados copinhos de chocolate.

Óbidos: um lugar com muitas histórias e múltiplas origens

Há divergências sobre as origens de Óbidos, mas de acordo com a maioria das fontes, a vila teria sido criada com o nome de Eburobrittium, em 380 a.C e pertencido sucessivamente a celtas, fenícios, romanos, visigodos e árabes até ser tomada desses últimos pelo rei Dom Afonso Henriques de Portugal, em meados do século 12, quando finalmente recebeu o nome que mantém até hoje.

Sobre esse episódio, corre uma lenda, conhecida como Lenda do Lidador ou Lenda da Porta da Traição, segundo a qual os cristãos portugueses teriam conquistado a cidade com a ajuda de uma jovem donzela que morava no castelo dos mouros, mas não tinha certeza de sua origem.

Painel de azulejos portugueses - foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIASegundo a narrativa, a jovem sonhou três noites seguidas com um homem de olhar doce que lhe indicava a estratégia a ser seguida pelos cristãos e pedia que ela levasse a informação a rei Dom Afonso. O plano era atacar de madrugada pela porta da frente a fim de concentrar a defesa na entrada da cidade e enviar o Lidador (espécie de chefe da batalha) junto com dez soldados para a porta dos fundos, que seria aberta pela jovem. A mensagem foi transmitida, o esquema executado e a jovem desapareceu para sempre. A partir desse dia, a porta traseira da cidade ficou conhecida como a Porta da Traição.

Casa caiada - foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIALogo após a conquista, a Vila de Óbidos teria sido doada aos Templários e incluída por eles em um pentágono de defesa criado na região de Leiria, mas as informações sobre esses fatos são incompletas, contraditórias e a Vila de Óbidos nem sempre é incluída nos relatos sobre a presença dos Templários em Portugal.

No século seguinte à conquista pelos portugueses, o rei Dom Dinis ofereceu Óbidos de presente de casamento à sua esposa Dona Isabel. A partir daí, a cidade passou a pertencer à Casa das Rainhas e durante mais de 500 fez parte de seus dotes. Talvez seja essa a razão de uma vila tão pequena possuir tantas igrejas e outros importantes monumentos e de ter sido tão bem preservada ao longo do tempo.

De vila histórica a vila literáriaLoja para turistas - foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIA

Na falta de rainhas, a preservação de Óbidos depende hoje dos turistas e, para conquistá-los cada vez mais, a cidade tem recorrido a vários artifícios, como a Feira ou Mercado Medieval, que revive cenas da época de sua conquista pelos portugueses; um festival de chocolate e uma temporada anual de ópera, entre outros eventos.

A iniciativa mais recente teve entre seus exemplos inspiradores a brasileira Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que anualmente transforma a cidade, no litoral do Rio de Janeiro, em um reduto literário.

Livraria de Santiago - foto Sylvia Leite - BLOG LUGARES DE MEMÓRIABatizada como Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, a festa portuguesa tem como sustentação um extenso projeto de incentivo à leitura e à produção literária, com potencial para a criação de novas memórias a serem preservadas. Na retaguarda, teve o apoio da Unesco, que incluiu a vila na Rede de Cidades Criativas.

Desde o seu início, o projeto Óbidos Vila Literária já proporcionou a abertura de residências artísticas, da Casa José Saramago, dedicada ao Nobel português de Literatura e de várias livrarias, entre as quais se destaca a de Santiago, instalada dentro de uma antiga igreja.1

Notas

Óbidos – Leiria – Portugal – Europa

Texto

Fotos

  • Sylvia Leite

Referências

Compartilhe »
Increva-se
Notificar quando
guest
24 Comentários
Avaliações misturadas ao texto
Ver todos os comentários
Unknown
5 anos atrás

Uma dádiva!!

Anonimo
5 anos atrás

Quero acreditar que a Lenda é verdadeira e o inconsciente se manifestou através do sonho. Esse sonho é muito arquetipico e lendas semelhantes sao comuns a varias conquistas.Parabéns Sylvia pela pesquisa. Augusta Leite.

Anonimo
5 anos atrás

Quero acreditar que a Lenda é verdadeira e o inconsciente se manifestou através do sonho. Esse sonho é muito arquetipico e lendas semelhantes sao comuns a varias conquistas.Parabéns Sylvia pela pesquisa. Augusta Leite.

sonia pedrosa cury
5 anos atrás

Maravilha, Sylvinha… que lenda…! Adoro!

Elizete Cordeiro de Miranda
5 anos atrás

Incrível. Pelo texto já dá a sensação de ler uma história medieval, mesmo.

Ocenilda
5 anos atrás

Óbidos é lindo como todo Portugal.

Sidney Menezes
5 anos atrás

Mais uma excelente pesquisa Silvinha.
Maravilha.

viajante
5 anos atrás

Muito bom, Sylvia, gostei muito!!

Patrícia Cicarelli
5 anos atrás

Sylvia, que maravilha! Acabo de revisitar Óbidos, através desse texto-memória. Beijos e até breve.

mah
5 anos atrás

Memórias… Agregam significados aos lugares tornando suas paisagens mais encantadoras e fascinantes.

Neilton Santana
Neilton Santana
5 anos atrás

Me senti de novo em Óbidos, obrigado por me fazer recordar uma lugar tão bonito. Mais uma vez parabéns

Deyse
Deyse
3 anos atrás

Eu quero muito conhecer Óbidos em breve, justamente por toda a trajetória histórica e bens culturais que carrega. Adorei conhecer um pouco por aqui. Obrigada!